Conta de luz vai baixar de novo: bandeira cai para amarela

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Conta de luz vai baixar de novo: bandeira cai para amarela
Foto: Procon/RJ

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNoticiaBoa.

A chuva dos últimos meses ajudou a melhorar o nível dos reservatórios e agora o governo vai poder desligar mais usinas termelétricas, que têm alto custo para produção de energia elétrica.

Assim, a partir do mês que março, será adotada a bandeira amarela no sistema de bandeiras tarifárias, o que significa acréscimo de R$ 1,5 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos no total da conta.

A mudança vai causar um pequeno impacto no valor total da conta, que ficará cerca de 3 por cento mais barata.

O primeiro alivio foi anunciado na semana passada, quando a atual bandeira vermelha caiu para R$ 3 a  cada 100 kWh. Releia aqui.

Assim, no total, a conta de luz pode cerca de 7 por cento mais barata a partir de março.

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga garantiu que “o setor elétrico entra definitivamente em viés de queda de tarifa, ou seja, haverá redução de custo de energia para o consumidor no ano de 2016”.

Ele acredita que nos próximos meses a bandeira amarela vai baixar para a verde, que não cobra taxa extra do contribuinte.

História

O sobe e desce de preços da energia elétrica no brasil começou em 2012, com o anúncio otimista da presidente Dilma Rousseff de que a conta seria reduzida.

Foi verdade: conta caiu em média 16% em 2013, um ano antes das eleições.

Mas a estiagem baixou o nível dos reservatórios e estragou os planos do governo, que foi obrigado a acionar usinas termelétricas para ajudar no abastecimento.

Resultado: em 2014 a conta subiu cerca de 18% e no ano passado, mais 51 por cento em média.

O economista Carlos Eduardo Freitas não acredita que a queda na conta de luz tenha motivação eleitoral.

Ele falou que tivemos duas notícias que pressionaram para baixo o valor da conta: o aumento da chuva e a recessão que faz reduzir o consumo de energia elétrica no pais.

Da redação do SóNotíciaBoa