Por Andréa Fassina, da redação do SóNotíciaBoa.
Em vez de reclamar dos políticos, o brasileiro tem que aprender a votar conscientemente. E o que significa isso?
Quer dizer que você precisa conhecer bem o candidato que vai te representar e tomar decisões que poderão mudar a sua vida – pra melhor, ou pra pior – nos próximos anos.
Neste ano de eleições municipais, a campanha #VotaBrasil começou mais cedo: foi lançada neste sábado de Carnaval, 6 de fevereiro, do alto de um trio elétrico.
O cantor Durval Lelys, ex-vocalista do Asa de Águia, apresentou aos foliões – no circuito Barra Ondina, em Salvador – a música-tema da campanha, de autoria dele e do publicitário Marcos Pamplona.
Durval participa de forma voluntária, para, segundo ele, incentivar a cidadania.
O bloco dele, o CocoBambu puxa duas mil pessoas, num circuito povoado por mais de um milhão de foliões.
Por que no Carnaval?
Essa primeira etapa da campanha pretende atingir o público jovem: eleitores entre 16 e 18 anos que irão às urnas em Outubro.
Eles precisam tirar seus títulos até o dia 4 de maio, prazo final também para a transferência do domicílio eleitoral.
Depois do Carnaval a campanha #VotaBrasil ganhará outros ritmos como Funk, samba e sertanejo.
A campanha
A campanha, idealizada pelo ministro Marco Aurélio, do STF, é uma iniciativa do recém-criado Instituto Uniceub de Cidadania.
“Não adianta só reclamar”, lembra o ministro.
A intenção, além de estimular o voto consciente, é reduzir a abstenção eleitoral.
Em 2014, no primeiro turno, 27,17% dos eleitores optaram pelo voto branco ou nulo. No segundo turno 26,10% abriram mão do seu direito de escolher candidatos.
Da redação do SóNotíciaBoa