Nozes reduzem colesterol ruim e fazem emagrecer

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Nozes reduzem colesterol ruim e fazem emagrecer
Foto: Stock.Xchange

O colesterol é uma substância gordurosa que preocupa muita gente porque, quando em excesso, se acumula nas artérias e veias, provoca o aumento de pressão e prejudica a atividade cardíaca.

Uma nova pesquisa, publicada no Journal of the American Heart Association, descobriu uma forma ótima, tanto para perder peso, quanto para a qualidade do sangue.

“O que descobrimos é que as dietas ricas em óleos saudáveis ajudam a queimar gordura e ainda ajudam a melhorar tanto o colesterol bom quanto o ruim”, comenta Cheryl Rock, pesquisadora responsável pelo estudo.

Os planos alimentares que preveem a redução das gorduras saturadas (consideradas gorduras ruins), como as frituras, por exemplo, apontam para uma redução do colesterol, como já imaginávamos. Só que o ponto fundamental está nas tais gorduras boas.

Muitas dietas recomendam que se reduza o consumo de gorduras ruins, sugerindo sua substituição pelas gorduras insaturadas ou poliinsaturadas (consideradas boas), que levam a fama de ajudar a reduzir o colesterol ruim.

Os pesquisadores descobriram que, as pessoas que tiveram uma dieta rica em nozes, tiveram um resultado ainda melhor em relação à redução dos níveis de colesterol. A oleaginosa ajudou a baixar muito o colesterol ruim e ainda ajudou a aumentar o colesterol bom.

A pesquisa

O estudo avaliou mulheres acima do peso e obesas, que se envolveram em programas de emagrecimento com um ano de duração.

Eram três grupos de dietas: uma de baixa gordura e alto carboidrato; outra de baixo carboidrato e alta gordura; e uma última também de alta gordura, mas rica em nozes.

Em todos os grupos, a perda de peso foi similar: após seis meses, elas haviam perdido 8% do peso.

“Esse emagrecimento pode não colocar essas mulheres em seu peso ideal, mas teve contribuição importante na redução dos riscos de doenças cardiovasculares e outros males”, disse a pesquisadora.

Com informações da Exame