5 formas de usar suas emoções a seu favor… e vencer

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para 5 formas de usar suas emoções a seu favor… e vencer
Foto: Luis Miguel Bugalho Sánchez/WikimediaCommons|Foto: The Stream - Edvard Munch /Google Art Project.

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa.

Ou você usa as suas emoções, ou elas usam você!

O homem aprende milhares de coisas na vida, na escola, na faculdade, no trabalho, nos relacionamentos… mas nunca nos ensinam a desenvolver o mais importante ingrediente para o sucesso: nossas emoções.

Ao contrário! Geralmente dizem que não devemos ser emocionais, que temos que ser mais “racionais”. Aí estudamos e nos tornamos bons executores, mas imaturos emocionalmente.

A emoção e a crise financeira

“Não é a “crise” que deixa as pessoas tensas, preocupadas e amedrontadas, mas a forma como elas processam neurologicamente – e em consequência fisiologicamente –  é que determina como essas pessoas vão se sentir”, explica o coach Raphael Costa, do Instituto Brasileiro Master Coaching.

Como se explica por exemplo que hoje existem pessoas vivendo os impactos da crise e outras que estão progredindo? A comparação vale para empresas também.

“No passado quando não havia “crise”, não existiam pessoas desistindo? Não existiam pessoas desempregadas? Não existiam pessoas reclamando etc? Pois é, então não é a “realidade” dura que define a minha e a sua vida. Mas sim a nossa realidade interna. Essa é a chave!”, revela Raphael.

O estado emocional, segundo cientistas, define o nível de performance mental e física que teremos. Por isso é preciso escolher bem como você deseja alimentar a sua mente, porque o que você pensa gera em você estados emocionais, e eles tendem a se padronizar.

A seleção

“Pense comigo: não seria imaturidade emocional assistirmos programas pessimistas, com uma abordagem negativa, que foca e exalta as dificuldades, as desgraças, as injustiças e os problemas futuros? Esse é o espetáculo do jornalismo”, alerta.

“Claro que as pessoas precisam se informar, mas talvez o diretor do jornal não tenha estudado os fundamentos da inteligência emocional e assim ele informa todo mundo, mas detona emocionalmente todo mundo também, em especial aqueles que não adquiram ainda maturidade emocional. Caso essas pessoas tivessem a maturidade emocional assistiriam muito menos programas com esse tom”, analisa.

A pedido do SóNotíciaBoa o coach Raphael Costa listou 5 passos simples pra gente usar as emoções em nosso favor:

1 – Sinta-se se bem sem motivos

Pessoas de sucesso não se sentem bem porque tem motivos, elas passam a ter muito mais motivos exatamente por que se sentem bem!

Talvez você possa dizer agora, ah mais isso é muito difícil. Na verdade não é difícil, é mal compreendido! Se testar, verá que poderá simplesmente se sentir bem, quando decidir isso, independentemente de qualquer coisa externa.

Quanto mais se sentir bem, mais motivos terá para viver com mais satisfação e alegria!

2 – Separe os seus resultados de você

Você não é os seus resultados! Essa é um grande armadilha que as pessoas costumam cair. Quando observamos nossos resultados ruins tendemos a nos sentir mal, pequenos, incapazes e menos do que realmente somos. Isso porque inconscientemente pensamos que os nossos resultados nos definem. Em contra partida quando temos grandiosos resultados, podemos achar como somos muito, muito bons, acima da média – e o risco da arrogância e prepotência se torna eminente – dai falhamos. Ou seja, você é um ser incrível extraordinário, e ao mesmo tempo, limitado e falho.

3 – Mude o significado das coisas

Como disse antes, as coisas que acontecem não tem poder sobre como nos sentimos, mas sim os significados que damos a estas coisas. Então significa que você pode mudar o significado de um mesmo evento para um significado que o faça se sentir melhor, podemos chamar isso de mudar a perspectiva, mas a perspectiva interna.

4 – Não se intoxique com noticias sensacionalistas

Filtre bem o que irá consumir mentalmente, porque as “informações” oferecidas pelo rádio, tv, jornal, revistas ou mesmo pelas rodinhas por ai, são recheadas de significados que ativam em nós, sutilmente, um estado emocional, de descrença, desânimo e tensão. Acredito que seja possível se manter bem informado sem se intoxicar!

5 – Ouça as suas emoções

Toda emoção é na verdade apenas um estímulo fisiológico que o seu corpo manifesta a partir de alguma informação existente em seus pensamentos. E as pessoas em geral rejeitam suas emoções e não querem compreendê-las. Assim elas continuam sentindo-as até a ponto de desencadear dores musculares e outras reações. Porém basta você se permitir sentir a emoção, como por exemplo, sentir medo de perder o emprego. Em vez de se culpar, ou se acusar por isso, respeite-se e perceba qual é a mensagem interna que você está recebendo.

O coach também lembra: ‘suas emoções são poderosas e podem ser suas maiores aliadas! Seus resultados não definem você, apenas o tipo de estratégica psico-emocional que você vêm utilizando. Seja tudo o que você pode ser!”, conclui.

Da redação do SóNotíciaBoa