Tomar aspirina pode prevenir contra o câncer: estudo

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Tomar aspirina pode prevenir contra o câncer: estudo
Foto: Getty Images

Tomar apenas duas aspirinas por semana pode proteger contra o câncer. É o que revela um estudo norte-americano publicado na revista JAMA Oncology.

Por 32 anos, cientistas analisaram 136.000 pessoas e descobriram que nos casos de câncer de estômago e intestino os riscos caíram 15% e 19%, respectivamente.

Em outros casos da doença, pacientes que tomaram o medicamento regularmente apresentaram 3% menos chances de desenvolver qualquer tipo de câncer.

O médico Andrew Chan, do Massachusetts General Hospital, disse: “Nós agora podemos recomendar que as pessoas considerem tomar aspirina para reduzir o risco de câncer colorretal – particularmente aquelas com outras razões para o uso regular, como a prevenção de doenças do coração -, mas não estamos em um ponto em que podemos fazer uma recomendação geral para a prevenção de todos os tipos da doença”, explicou.

“Neste momento, seria muito razoável para os indivíduos discutir com seus médicos a conveniência de tomar o remédio para prevenir o câncer gastrointestinal, particularmente se eles têm fatores de risco, como histórico familiar”, concluiu.

Outros usos

A aspirina é cada vez mais vista como uma droga milagrosa, que pode ajudar a evitar uma série de doenças.

Barato e de baixo risco, o remédio já está sendo usado por milhões de pessoas na Grã-Bretanha para reduzir o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

É também utilizado para aumentar a fertilidade. Pesquisas recentes sugerem que ele pode proteger contra a demência.

Efeitos colaterais

Mas tenha cuidado. Um estudo do Queen Mary University, em Londres , mostrou que há efeitos colaterais como sangramento severo no estômago e úlceras que levam a cerca de 900 mortes por ano.

Nenhuma redução foi observada em relação ao câncer da mama, da próstata ou do pulmão.

Com informações do The Telegraph