Pérola do Adriático desponta tranquila na bota italiana

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Pérola do Adriático desponta tranquila na bota italiana
Foto: Ninna Crot|Foto: Ninna Crot|||||||

Por Ninna Crot, de férias na Puglia, Itália, para o SoNotíciaBoa.

À beira mar, Trani faz valer seu belo codinome “Pérola do Adriático”.

Trani é uma cidade bem interiorana, linda, charmosa e muito tranquila.

Com temperaturas que chegam até 41 graus, me senti no Rio de Janeiro, mas a comparação fica apenas na temperatura, porque  é completamente calma. Nada a ver com a loucura carioca.

Com belas praias, é como qualquer lugar da Itália.

Assim como na França e em outros lugares da Europa e dos Estados Unidos, existem as praias públicas e as privadas, normalmente exploradas por clubes, onde o acesso é pago com uma taxa.

A vantagem das praias privadas está na infraestrutura oferecida como banheiros, chuveiros, bar e também cadeiras e guarda-sóis.

As taxas variam bastante, dependendo do nível da infraestrutura e da época do ano. As praias públicas também são boas, embora não ofereceram nenhum tipo de mordomia opcional.

Na Bota

No sul da Itália, a região da famosa bota, a pequena e charmosa cidade da Puglia (que reúne Barletta-Andria-Trani), fica a 40 quilômetros de Bari.

A beleza de seus monumentos como a catedral, o porto, o centro histórico feito de pedras de Trani é simplesmente contagiante, além do grande património artístico e arquitetônico.

puglia5 puglia6

Com 52.500 habitantes, Trani tem como principais atrações o Palazzo Caccetta, o Castelo Svevo de Trani construído por Frederico II, o Palácio dei Dogi de Veneza e as sinagogas da Giudecca, que no passado serviram de guetos e refúgios para os judeus.

Nosso guia e anfitrião, o octagenário e músico, Antonio Tritta – nome artístico, Nino Tunerum – cantor da excelente música italiana, nos acolheu com muito carinho ao lado de sua família.

Nino tem uma vitalidade de tirar o fôlego de muitos jovens. Ele nos levou para conhecer toda a cidade de Trani sempre disposto e contente. Com um calor humano idêntico ao do brasileiro.

Trani possui um grande número de igrejas. A mais famosa é a Catedral Românica, construída abaixo do nível do mar, em 1185. Ela ampara o protetor da cidade, San Nicola Pellegrino.

puglia3

A Catedral de Trani hoje está acima de duas outras igrejas, ou seja, foi construída a primeira igreja e acima desta primeira a segunda e acima da segunda a terceira, que é atual catedral, toda em pedra bonita de trani (pedra regional) com portas em bronze (foto) e adereços em ouro.

A arquitetura é minuciosa, linda e, por aclamação popular, foi inserida na lista de “Worderland italiana”.

Com vista para o mar, ela representa todo o esplendor e pompa que tinha a Idade Média.

A três quilômetros do centro de Trani encontra-se a igreja Santa Geffa construída através da escavação feita no tufo (chão), há mais de dois séculos.

Tem uma planta em cruz grega inscrita dall’accentuato parecida com um ventilador e é dividida por seis pilares cruciformes em três naves com absides.

Atualmente a igreja de Santa Geffa é protegida por cúpula de concreto armado e vidro.

A área abside e o acesso são permitidos através de uma escada de aço que foi construída em cima das escadas originais esculpidas no tufo.

puglia4

Hoje, no espaço onde está instalada a igreja, há o Parque de Santa Geffa que tornou-se um centro de atividades recreativas para crianças e adolescentes com idades entre 4 e 14 anos, além de varias plantações de vinhas, oliveiras e, também, de alguns animais como cabras, cavalos, patos, coelhos dentre outros.

O jardim da praça central de Trani é belo e mimoso. A área é plantada com palmeiras, carvalhos e pinheiros , e está decorado com canteiros de flores, fontes e jogos infantis.

No sul, há um aquário contendo 18 tanques reforçados com pedra de Trani , que são o lar de cerca de 500 peixes de muitas espécies de quase todos os lagos e rios do mundo e plantas aquáticas ornamentais.

jdimtrani

Produção de Vinho

Para quem aprecia um bom vinho, a região é muito conhecida pela produção do famoso e delicioso vinho Moscato e também do vinho tinto feito com a uva Primitivo, que produz vinhos encorpados, levemente adocicados.

Trani tem também vinhedos maravilhosos, além de plantações de oliveiras (azeitonas) e da fabricação do azeite de oliva.

Aqui se come muito bem, são especialistas em frutos do mar e todas as especiarias italianas.

No sul da Itália, os pratos possuem temperos fortes, com queijos, legumes, alcachofras, carnes de caça, polenta, etc.

Paola, esposa de Nino, nos fez pratos deliciosos como bruschetta, spaguetinni ao sugo, mariscadas, alcachofras romanas, sorvetes, etc.

tranipedra

 

A cidade também tem uma mineradora de pedras onde se fabricam suas pedras bonitas e residentes.

Quase toda a cidade é construída com pedras de Trani, inclusive Castelos, portos, museus, entre outros.

As características geológicas da área permitiram o desenvolvimento da atividade de mineração e de produção de um determinado tipo de mármore (a pedra de Trani), calcário fino, durante anos um dos maiores e mais importantes picos da economia da cidade.

A maioria das residências, museus e palácios foram construídos com a pedra regional. O que torna esta cidade única e encantadora.

A mineração nas últimas décadas, no entanto, causou alterações irreparáveis ​​no território em termos ambientais, paisagísticos e de saúde, ainda não resolvidos, assim como de zonas industriais abandonadas.

Da redação do SóNotíciaBoa