A aviação internacional já começou a usar biocombustível de lixo comum.
A novidade vem da americana United Airlines, como anunciou o SóNotíciaBoa no ano passado. Releia aqui.
O biocombustível começou a ser usado no voo UA708, que vai de Los Angeles a São Francisco e dura pouco mais de uma hora.
Ele é fornecido à United por duas empresas – AltAirFuels e Fulcrum Bioenergy – que criaram processos para transformar lixo orgânico em combustível.
A AltAirFuels usa gordura e óleo como matérias-primas, mas a Fulcrum é mais flexível: seu combustível é feito de lixo comum, que iria ser jogado em aterros sanitários.
Os Airbus A319 da United serão alimentados inicialmente com 70% de querosene de aviação e 30% de biocombustível.
Para a empresa, a vantagem é a economia. O combustível feito de lixo custa menos.
Também há uma vantagem ambiental.
O processo resolve o problema do que fazer com uma parte do lixo, reduzindo a pressão sobre os aterros já superlotados – os EUA produzem 250 milhões de toneladas de lixo por ano – e também porque a queima do biocombustível gera menos CO2.
A United diz que pretende usar 360 milhões de litros de biocombustível por ano, alimentando todos os seus aviões que reabastecem em Los Angeles.
Com informações da Superinteressante