Festa! 90 anos de Jerry Lewis, um dos mestres do humor

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Festa! 90 anos de Jerry Lewis, um dos mestres do humor
Fotos: Getty Images / Wikipedia

90 anos, lúcido e ainda trabalhando, mesmo com as dificuldades que o corpo e a idade impõe.

Jerry Lewis, o grande comediante, ator, escritor e defensor da caridade, fez aniversário nesta quarta-feira, 16 de março.

Conhecido mundialmente por seu humor pastelão no cinema e na televisão, ele arrancou gargalhadas de várias gerações em filmes como O Professor Aloprado, O Mensageiro Trapalhão, Mocinho Encrenqueiro, entre tantos outros.

Além da comédia, Lewis tem um forte lado caridoso. Ele é anfitrião há mais 40 anos do Teleton – Labor Day Teleton da MDA, Associação de Distrofia Muscular. (vídeo abaixo)

O ator é presidente nacional da MDA, organização que levanta mais de US$ 2,5 bilhões – cerca de R$ 10 bilhões – para ajudar pessoas com a doença neuro-muscular.

Embora diga que seu corpo continua envelhecendo, com dores nas costas há anos – desde uma queda durante uma apresentação – ele disse ao Las Vegas Sun esta semana: “mentalmente, eu sou muito forte. ”

Seu aniversário foi comemorado com uma reunião privada de amigos e familiares em Las Vegas, EUA.

Na ativa

Sim, Lewis ainda trabalha ocasionalmente. Ele aparece para alguns milhares de fãs em Orlando.

No show, Lewis mostra clipes de filmes antigos, conta piadas e normalmente canta “Smile” no final. (vídeo abaixo)

História

O americano Jerry Lewis, nome artístico de Joseph Levitch, nasceu numa família de judeus russos em Newark,  Nova Jersey, em 16 de março de 1926.

Filho de um ator e uma pianista, começou a atuar aos cinco anos, e aos quinze tinha descoberto o seu talento, dublando canções em um fonógrafo.

Lewis ganhou fama nos anos de 1940 com o cantor Dean Martin, em que este fazia o correto e o outro fazia o palhaço, formando a dupla Martin e Lewis.

Mas estouraram mundialmente protagonizando filmes pela Paramount Pictures. Fizeram um sucesso atrás do outro.

Em 1956 a dupla se desfez. Dean Martin e Jerry Lewis continuaram fazendo sucesso em suas respectivas carreiras solo e se reconciliaram décadas depois, quando o filho de Dean morreu.

Com mais 45 filmes e programas de tv e pelo menos 30 prêmios importantes no cinema, nunca levou um Oscar.

Forte

Ele é um guerreiro.

Lewis sofreu dois ataques cardíacos, teve câncer de próstata, diabetes, fibrose pulmonar e está aí trabalhando aos 90 anos.

Nosso carinho e nossa homenagem a Jerry Lewis!

Assista alguns momentos dele no Teleton americano.

Youtube tumbnail video

 

Youtube tumbnail video

Com informações do GoodnewsNetwork e Wikipedia