Estudantes criam farmácia que distribui remédios de graça: TCC

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Estudantes criam farmácia que distribui remédios de graça: TCC
Foto: divulgação

Analgésicos, anti-inflamatórios e remédios de uso controlado para pacientes com problemas cardíacos, pressão alta e diabetes estão sendo distribuídos de graça no interior de São Paulo

Alunos do curso técnico de Administração da Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Elias Miguel Júnior, de Votorantim, fizeram um belo trabalho de conclusão de curso – TCC – e criaram uma farmácia popular para ajudar a comunidade do município.

Hoje a Farmatec tem mais de 10 mil remédios no estoque.  “A ideia é reaproveitar os produtos que as pessoas têm em casa e não utilizam, dentro do seu prazo de validade”, informa a coordenadora do curso de Administração, Mairá Duarte.

As doações são feitas pela própria comunidade e parentes dos alunos. Algumas clínicas médicas da cidade também já abraçaram a causa:

“Em fevereiro recebemos um lote de caixas de amostras grátis de vários medicamentos para diversas finalidades”, conta Jéssica Lopes, uma das jovens que participam do projeto.

Para retirar os medicamentos a pessoa precisa apresentar a receita médica e o documento de identidade com foto do solicitante.

TCC

Doar é a dose certa é o slogan da Farmatec, que nasceu do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de uma turma de 17 estudantes que concluiu o curso técnico de Administração, no segundo semestre de 2015, na Exec de Votorantim.

O grupo quis desenvolver um plano de ação que beneficiasse toda a comunidade. Para isso, os alunos foram a campo conversar com os moradores a fim de descobrir suas necessidades.

“Constatamos que muitas pessoas deixam de comprar comida para adquirir remédios, porque o custo é muito alto. Isso acontece principalmente em momentos de crise”, enfatiza Jéssica.

A inspiração para implantar o projeto veio de uma iniciativa semelhante à que existe na Pontifícia Universidade Católica (PUC), de Sorocaba. Já o espaço onde funciona a farmácia foi cedido por uma igreja da região.

Ajuda

O atendimento ao público é realizado por uma farmacêutica, que colabora com a iniciativa por meio de trabalho voluntário.

Quem quiser contribuir com o projeto pode fazer doações. Além de medicamentos, são bem-vindos, por exemplo, leite sem lactose e fraldas geriátricas, que são encaminhados a instituições de caridade.

Serviço

Farmatec
Local: Rua Antônio José Cosmim, nº 21 – Jd. Clarice –  Votorantim/SP
Atendimento: terças e quintas-feiras, das 13 às 16 horas e sábados das 8 às 10 horas.

Com informações do CPS