Experiências deixam homem mais feliz do que bens materiais

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Experiências deixam homem mais feliz do que bens materiais
Foto: Pegcar

Acumular histórias e experiências – como viajar, mergulhar, salta de asa delta – deixa o ser humano muito mais feliz do que comprar bens materiais.

A constatação é do Doutor Thomas Gilovich, da Universidade de Cornell, que pesquisa sobre felicidade há mais de 20 anos.

Depois que as necessidade básicas são supridas, gastar dinheiro com ‘coisas’ não traz felicidade.

A maioria das pessoas acha que a felicidade de comprar um objetivo vai durar para sempre.

A pesquisa

Para provar que ter experiências vale mais que comprar uma TV nova, a pesquisa pediu que os entrevistados se auto-imaginassem em situações felizes, através de compra de objetos caros ou através de experiências.

À medida em que empataram no começo dos testes, o nível de felicidade para compras de novos objetivo foi decaindo, enquanto o de acumulo de experiências subiu.

Motivo

No início pode parecer um pouco paradoxal pensar que um bem material comprado – cuja durabilidade é ‘infinita’ – vai te deixar mais infeliz.

Ironicamente, o fato de determinada coisa estar sempre ali presente acaba ajudando no processo, porque de certa forma aquele é o nosso novo estado normal.

Do outro lado as experiências sempre farão parte da nossa identidade, mesmo se esquecemos das mesmas de vez em quando.

Gilovich diz que as pessoas tendem a tornar experiências ruins que passaram em histórias engraçadas.

Além disso, o pesquisador também comenta que o acúmulo de experiências sempre envolve um fator de relacionamento humano, o que marca mais ainda as pessoas.

“Nós compartilhamos experiências diretamente com outras pessoas e, após terem ido, elas serão parte das histórias que contamos uns para os outros’.

Com informações Catraca Livre