Brasileiro descobre estrela com 100% de oxigênio na atmosfera

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Brasileiro descobre estrela com 100% de oxigênio na atmosfera
Foto: Reprodução NASA

O líder da equipe de astrônomos da Universidade do Rio Grande do Sul – UFRGS – Kepler de Souza Oliveira fez descoberta incrível.

Ele encontrou uma estrela que tem atmosfera composta de 99,9% de oxigênio. Sim, é ar puro no espaço, aliás, 5 vezes mais do que o encontrado na terra – cera de 21% do composto em sua atmosfera.

Numa reportagem publicada na revista Science, a equipe relata que foi “surpreendente” não encontrar hidrogênio ou hélio na atmosfera da estrela.

“Depois do oxigênio, os elementos mais abundantes na atmosfera do planeta são o neon e o magnésio, ambos presentes em valores fracionais”, escreveram os pesquisadores na conclusão.

Entre as mais de 32 mil estrelas brancas anãs encontradas, nenhuma tem o mesmo percentual de oxigênio.

A estrela

A estrela fica na constelação Draco, a cerca de 1.200 anos-luz da Terra.

O astro recebeu o nome SDSSJ124043.01+671034.68 e foi apelidado de ‘Dox’.

A descoberta desta estrela pode fornecer informações sobre como as estrelas se desenvolvem. Por meio da análise de linhas espectrais – a luz emitida de objetos no Universo –, os pesquisadores conseguiram identificar os elementos que compõem a atmosfera desta estrela única.

O astrônomo que liderou a pesquisa, Kepler de Souza Oliveira, disse que a descoberta é “incrivelmente inesperada”.

“Nós não tínhamos a menor ideia de que algo assim pudesse existir, então era ainda mais difícil encontrar”, explicou.

A estrela Dox foi encontrada quando os pesquisadores analisaram dados capturados pelo Sloan Digital Sky Survey, projeto que pretende mapear o universo e que já fez um levantamento astronômico que identificou mais de um milhão de galáxias e quasares, com o auxílio de um telescópio situado no Apache Point Observatory, no estado americano de Novo México.

Com informações Revista Galileu