Fonte da juventude: vitamina B3 combate envelhecimento

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Fonte da juventude: vitamina B3 combate envelhecimento
Foto: Pinit

Cientistas europeus descobriram que alimentos ricos em vitaminas B3 ajudam a retardar o processo de envelhecimento e conter a presença de radicais livres, que oxidam as células.

O estudo – feito por Sandrina Nóbrega-Pereira, do Instituto de Medicina Molecular de Portugal, junto com pesquisadores da Universidade de Valência e do IMDEA Alimentación de Madrid, na Espanha – foi publicado em Março na revista “Natural Communications”.

A pesquisa conseguiu provar que o aumento de certas enzimas atrasa o processo de envelhecimento em ratinhos.

Os pesquisadores portugueses e espanhóis conseguiram aumentar os níveis de antioxidantes das células de ratinhos através do reforço da enzima G6PD que produz a molécula NADPH, altamente responsável pelas defesas naturais do organismo.

Depois eles começaram por manipular ratos de laboratório geneticamente, aumentando os seus níveis de G6PD.

Assim conseguiram ratos que viveram mais tempo e com menos problemas de saúde associados ao envelhecimento – como é o caso da resistência à insulina, ou seja, da diabetes.

Vitamina B3: antioxidante

Nos humanos não é possível recorrer à mesma manipulação genética mas os pesquisadores estão de olho na vitamina B3, que pode ter os mesmo efeitos.

Consumir alimentos ricos em vitamina B3 pode ser uma das vias para aumentar estes antioxidantes já que sintetiza a molécula NADPH.

Entre eles estão:

Alimentos Quantidade de vitamina B3 por 100 g
Levedo de cerveja 38,1 mg
Fígado de vitela cozido 16,9 mg
Amendoim 14,6 g
Bife de fígado 14,4 g
Frango cozido 13 mg
Cavala cozida 10,7 mg
Truta cozida 8,8 mg
Salmão cozido 8 mg
Novilho cozido 7,9 mg

As recomendações de vitamina B3 são de, aproximadamente, 14 a 16 mg por dia em adultos saudáveis.

Funções e cuidados

​As funções da vitamina B3 são ajudar na formação de enzimas que produzem energia no organismo.

A vitamina B3, também chamada de niacina, é utilizada para baixar o colesterol e os triglicerídeos, sendo necessária uma suplementação de 1 a 3 g por dia.

Por causa dos seus efeitos colaterais, como vasodilatação, enrubescimento, queimação e coceira na pele, esta suplementação deve ser feita com prudência e sob monitorização clínica cuidadosa. Fale com seu médico.

Com informações do BoasNotícias e TuaSaúde