Edifício com floresta suspensa é aberto para visitação pública

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Edifício com floresta suspensa é aberto para visitação pública
Foto: divulgação / Prefeitura de São Paulo|

Está em São Paulo, ou vai viajar para a capital paulista? Então aproveite para conhecer um edifício histórico que foi aberto para visitação pública e tem na sua cobertura mais de 400 espécies de árvores e plantas de todas as partes do mundo.

É o edifício Matarazzo, onde funciona da capital e que passou anos com suas portas fechadas para moradores e turistas.

Agora ele está com visitações guiadas gratuitas, ou seja, o acesso a mais um patrimônio histórico na região central da cidade foi liberado.

Os roteiros foram abertos à população em novembro. Até fevereiro deste ano, o local recebeu a visita 2.285 pessoas.

O passeio começa em frente ao edifício, ao lado da van de informações turísticas da SPTuris, no próprio Viaduto do Chá, onde os visitantes recebem informações sobre a história do edifício e sua arquitetura.

Em seguida, o grupo é levado ao hall de entrada, onde fica um enorme mapa do Brasil, do ano de 1939.

No segundo andar, eles assistem a um vídeo sobre a história do prédio e da família Matarazzo.

Por fim, a visita é encerrada na cobertura do prédio, onde há 3 mirantes e o verde de uma floresta suspensa.

Foto: divulgação / Prefeitura de São Paulo

Foto: divulgação / Prefeitura de São Paulo

Dos mirantes, é possível ver alguns pontos turísticos bem conhecidos em São Paulo, como o Edifício Copan, o Edifício Altino Arante (Banespa) e o Theatro Municipal.

Aos sábados, a visita passa também pelo quinto andar, onde está localizado o Gabinete do Prefeito, que reúne objetos e obras de arte, como tela da artista Tomie Ohtake e um quadro de Clodomiro Amazonas.

História

Localizado no Vale do Anhangabaú junto ao Viaduto do Chá, centro de São Paulo, o Edifício Matarazzo é um dos cartões-postais da cidade e sede administrativa da Prefeitura Municipal desde 2004.

O prédio possui um estilo que lembra construções italianas da década de 30 e foi projetado por Severo e Vilares, com revisão do arquiteto italiano Marcello Piacentini.

A construção foi entregue ao proprietário, Francisco Matarazzo Júnior, e funcionou como sede das indústrias da família até 1972, quando foi vendido ao Grupo Audi.

O edifício, conhecido também como “Banespinha”, por ter sido uma das sedes do Banco do Estado de São Paulo até 2003, ou Palácio do Anhangabaú, foi cedido à Prefeitura depois de uma renegociação da dívida da Companhia Municipal de Transportes Coletivos, em 2004, quando passou a abrigar a sede da administração municipal.

Agendamento

Para fazer o tour, os interessados devem fazer o agendamento antecipadamente pelo e-mail visitaedificiomatarazzo@spturis.com até às 14h do dia anterior.

As visitas têm duração prevista de uma hora, com grupos de até dez pessoas e são acompanhadas por um funcionário da SPTuris, que conta histórias e curiosidades sobre o edifício.

As visitas acontecem de segunda a quinta-feira (10h, 12h e 15h), às sextas-feiras (15h, 17h e 19h) e aos sábados (às 10h e 14h), com grupos de até dez pessoas.

Serviço
Edifício Matarazzo
Endereço: Viaduto do Chá, 15 – Anhangabaú – Centro
Agendamento: visitaedificiomatarazzo@spturis.com
Funcionamento: Segunda a quinta-feira: 10h, 12h e 15h
Sextas-feiras: 15h, 17h e 19h
Sábados: 10h e 14h

Com informações da Prefeitura de São Paulo