Pedido de prisão de políticos faz governo fornecer canabidiol

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Pedido de prisão de políticos faz governo fornecer canabidiol
Foto: reprodução/Independente

Um pedido de prisão de dois políticos garantiu o fornecimento do canabidiol – remédio feito à base de maconha – para crianças e adolescentes de Marília, no interior de São Paulo, portadores de epilepsia e da síndrome de lennox – gastaut.

Para forçar o governo a conceder o canabidiol aos pacientes, o Ministério Público Federal pediu a prisão do ministro de Saúde, Marcelo Castro e do secretário do Estado de São Paulo, David Uip.

Os promotores alegaram descumprimento de uma decisão judicial que assegurava fornecimento do medicamento.

Depois do pedido de prisão, o governo voltou a fornecer o remédio este mês.

Norberto Fischer, pai da Anny – primeira a ter autorização do STF a importar o medicamento na época em que estavam lutando pelo acesso ao tratamento aqui no Brasil – falou à repórter Bruna Pannunzio, do blog Independente.

Norberto lamentou a necessidade de lutar por algo que aparentemente já estava superado.

”Imagina o sofrimento dessas famílias. O sentimento é dicotômico, por um lado feliz pelas famílias e pelo recado dado aos gestores públicos de todo o Brasil, e em todas as esferas. Mas, muito chateado por isso ser necessário. Nós deveríamos estar lutando outras batalhas, essa já deveria ter sido superada faz tempo.”

É lamentável saber que órgãos superiores ainda atrapalham e prejudicam vida de pessoas que precisam do tratamento. Mas, ao mesmo tempo, é bom ver a repercussão do assunto e como a mídia ajuda a pressionar e cobrar atitudes. Meu alento foi ver que o feedback – retorno, em tradução livre – foi útil, com uma atitude corrigindo a asneira anterior.

Com informações do Independente