Ler para as crianças na primeira infância reduz repetência

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Ler para as crianças na primeira infância reduz repetência
Foto: UltraD

Por Andréa Fassina, da redação do SóNotíciaBoa.

Muitas coisas já foram ditas sobre os benefícios da leitura para as crianças: aproxima as famílias, enriquece o vocabulário, acalma os pequenos…. mas tem mais!

Um levantamento realizado pela Fundação Itaú Social mostra que a leitura parental durante a primeira infância reduz os índices de repetência por volta dos 14 anos de idade.

O documento “Impacto da leitura feita pelo adulto para a criança, na primeira infância, para o desenvolvimento do indivíduo” diz também que o aprimoramento das habilidades de leitura aos sete anos afeta o nível socioeconômico que o indivíduo obterá aos 42 anos.

Além disso, o incentivo à leitura na primeira infância está entre os fatores determinantes dos escores de inteligência, da motivação acadêmica e dos anos de escolaridade que o indivíduo terá em sua vida.

Os apontamentos fortalecem que a leitura tem efeitos consistentes no desenvolvimento do indivíduo e a influência sobre o desenvolvimento cognitivo e não cognitivo.

E traz também aspectos curiosos: os livros de ficção melhoram o sentimento de empatia e a capacidade de colocar-se no lugar do outro.

Como incentivar

É importante estruturar uma rotina e promover a leitura de forma lúdica e com prazer para que a criança possa desfrutar plenamente essa atividade.

“Ela precisa ser incentivada a construir uma relação própria com os livros para constituir-se como um leitor. O hábito de visitar livrarias e bibliotecas, que costumam manter espaços divertidos para as crianças, onde outros leitores servem como exemplo, é um bom caminho”, diz a coordenadora de Mobilização Social da Fundação Itaú Social, Claudia Sintonia.

A leitura feita pelo adulto para a criança oferece, ainda, uma boa oportunidade de convivência, onde o vínculo afetivo pode ser fortalecido.

Sono

Estudos demonstram também que realizada na hora de dormir, a leitura de histórias melhora a qualidade e a duração do sono, além de ajudar na diminuição de índices de ansiedade e agressividade nas crianças.

O levantamento de estudos “Impacto da leitura feita pelo adulto para a criança, na primeira infância, para o desenvolvimento do indivíduo” considerou artigos científicos publicados desde o início da década de 1990, que contavam com grande número de citações, demonstrando dados recorrentes e tendências de resultados.

A Fundação Itaú Social, por meio do programa Itaú Criança já distribuiu em todo o Brasil mais de 44 milhões de livros desde 2006.

Com informações da Fundação Itaú Social