Alunos criam jogo para prevenção de queimaduras

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Alunos criam jogo para prevenção de queimaduras
||

Por Andréa Fassina, da redação do SóNotíciaBoa

Tá certo que brincar com fogo não é brincadeira, inclusive nessa época de festa junina. Mas quando se trata de prevenção, essa regra vira um incentivo.

Foi o que fizeram alunos do Curso de Jogos digitais da UDF, Centro Universitário do Distrito Federal: eles criaram um jogo para prevenção de queimaduras.

O game foi desenvolvido para celebrar a Semana Nacional de Prevenção à Queimaduras, em parceria com a Avance – Associação de Prevenção e Intervenção em Queimaduras e da Unidade de Queimados do Hospital Regional da Asa Norte- HRAN em Brasília.

O jogo

O jogo em formato QUIZ, possui recurso didático e tem três módulos, separados pelo grau de dificuldade (Fácil, médio e maratona) e um módulo de bônus, denominado de JOGOTONA.

Ele está disponível inicialmente para as plataformas Android e na web.

A ideia principal é colaborar para a educação sobre o tema e foi orientado para crianças, a partir dos 7 anos de idade que, segundo levantamento do HRAN, representa o público com 40% das internações com queimaduras, sendo a maior parte vítima de acidente com escaldadura (líquido quente) por negligência ou imperícia.

“O jogo foi projetado para apresentar de uma forma lúdica e agradável informações sobre prevenção contra incêndios e queimaduras e primeiros socorros nos casos de queimaduras em uma interface simples e divertida. A iniciativa surgiu para atender aos pedidos da Unidade de Queimados do HRAN e servir de orientação aos pacientes e familiares”, disse o Coordenador dos Cursos de Tecnologia do UDF Jorge Luiz Santanna.

jogocrianca3 jogocrianca2

Projeto

O jogo faz parte de um projeto de extensão interdisciplinar do Curso de Jogos do UDF, desenvolvido em parceria com o Hospital Regional da Asa Norte – HRAN, considerado referência no atendimento a queimados e politraumatizados em Brasília, com a AVANCE, grupo dedicado a transmitir conforto e bem-estar aos pacientes, com a escola de programação 7MIND e com a desenvelvedora indie Lizards Games.

O projeto foi idealizado pela AVANCE coordenado pela presidente Ana França e os voluntários, Guilherme Serra Santana e Diogo Leonardo Rocha de Lima, que foram responsáveis pelas informações das práticas de prevenção e tratamento das queimaduras.

Além disso, todos o projeto foi acompanhado pelos Drs Mário Frattini Gonçalves Ramos, chefe da Unidade de Queimados do HRAN e José Adorno, Diretor do HRAN, responsáveis pelo atendimento na Unidade de Queimados.

O roteiro, criatividade e animação do jogo foi coordenado pelo Prof Alex Leal e liderado pelo aluno Ricardo Machado, juntamente com os colegas Felipe Soares Leite, Marcelo da Conceição Costa, Rodrigo Henrique Basso Perdigão, Wellignton De Moraes e Victor Malezon, que formaram a equipe LOBO GUARÁ STUDIOS, criada exclusivamente para o desenvolvimento do aplicativo.

Da redação do SóNotíciaBoa