Chá verde pode reverter problemas de pessoas com Down

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Chá verde pode reverter problemas de pessoas com Down
Foto: BN|Foto: BN|

Esperança para pessoas com Down.

O chá verde pode melhorar o desempenho cognitivo de pessoas com a síndrome, revela um estudo do Centre for Genomic Regulation, em Barcelona.

O centro de investigação de Barcelona conseguiu reverter algumas deficiências cognitivas nos pacientes como memória visual, concentração e comportamento social.

A pesquisa foi publicada no jornal The Lancet Neurology.

Os indivíduos com Síndrome de Down geralmente têm problemas na área da linguagem, da aprendizagem, da memória e da concentração.
Segundo Mara Dierssen, co-autora do estudo, a pesquisa provou que estas falhas estão relacionadas com a expressão excessiva do gene DYRK1A. E a investigação provou que o EGCG reduz a atividade do DYRK1A.

O composto epigallocatechin gallate (EGCG) é encontrado no chá verde.

A pesquisa

Os pesquisadores de Barcelona fizeram os testes clínicos em 84 voluntários com Síndrome de Down com idades entre os 16-34.

Metade dos participantes tomou, durante 12 meses, doses diárias de EGCG, um antioxidante da classe dos polifenóis. A outra metade tomou um placebo.

Os participantes que tomaram o composto receberam uma dose de chá vede com EGCG reforçado – 9 miligramas.

O estudo foi ‘double-blind’, ou seja, nem os investigadores nem os participantes sabiam quem tinham tomado o EGCG.

Durante a pesquisa e também 6 meses depois do período de teste clínico, os participantes foram submetidos a testes cognitivos.

Depois de analisados os resultados, os investigadores perceberam que os participantes que tinham tomado o EGCG revelavam melhorias cognitivas em três áreas: memória visual, concentração e comportamento social

Os ‘scans’ feitos ao cérebro de cada participante também revelaram que os indivíduos que tinham tomado EGCG mostravam uma maior conexão neuronal do que aqueles que tinham recebido o placebo.

Com informações do Boas Notícias.