Filas para doar sangue após tragédia nos EUA: solidariedade

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Filas para doar sangue após tragédia nos EUA: solidariedade
|Foto: Rodrigo Lins / SnB||

Por: Rodrigo Lins – Correspondente do SNB nos Estados Unidos.

Existe gente má, mas a quantidade de gente boa é infinitamente maior. Prova disso foi a multidão de voluntários que compareceu rapidamente aos postos da Flórida, nos EUA, para doar sangue neste domingo, 12.

O pedido foi feito pelas autoridades americanas após o atentado ocorrido na boate gay Pulse, em Orlando, na madrugada de sábado para domingo. Um homem matou 50 pessoas, feriu 53 e foi morto pela polícia.

Filas da solidariedade

Em solidariedade, milhares de pessoas formaram filas nos postos de doação de sangue da cidade, que abriram exclusivamente neste domingo para coleta especial.

Cadeiras, guarda-sol, água, frutas, biscoitos, entre outros alimentos, foram levados voluntariamente pela população para as pessoas que aguardaram o dia todo nas filas, para ajudar os feridos na tragédia.

E eram filas com mais de 700 pessoas sob o calor de 37 graus.

A boa ação uniu toda a comunidade, inclusive a brasileira.

O estudante brasileiro Lucas Souza, que mora em Orlando, passou boa parte do dia ajudando a transportar os donativos que chegavam entre os postos de coleta de sangue da região.

“É comum que tenhamos essa mobilização aqui na Flórida todas as vezes que passamos por tragédias. Todos temos que contribuir de alguma forma para aliviar a dor das famílias e das pessoas que ainda estão feridas nos hospitais”, contou o brasileiro ao SóNóticiaBoa.

Foto: Rodrigo Lins / SnB

Foto: Rodrigo Lins / SnB

Doação gay

A tragédia na noite fez a autoridades de saúde americanas quebrarem um protocolo que proíbe gays de doarem segue. Proibição que era mantida desde a descoberta da Aids, nos anos 80.

Neste domingo os postos de coleta aceitaram doações de homossexuais.

A ação está sendo comentada pelos grupos da comunidade gay em Orlando. Eles elogiaram a quebra do protocolo que restringia a doação aos gays.

Foto: Rodrigo Lins / SnB

Foto: Rodrigo Lins / SnB

Da redação do SóNoticiaBoa