Exoesqueleto infantil ajuda crianças com atrofia a andar

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Exoesqueleto infantil ajuda crianças com atrofia a andar
Foto: divulgação

Você se lembra do exoesqueleto que abriu os jogos da Copa do Mundo aqui no Brasil? – Releia aqui.

Foi criada agora uma versão dele para crianças e adolescentes com atrofia muscular espinhal. Sim, o aparelho está ajudando os pequenos que têm problema de locomoção a andar! (vídeo abaixo)

O dispositivo de 12 kg é composto por hastes longas de suporte ajustadas para caber em torno das pernas e do torso de uma criança.

Uma série de motores imita os músculos humanos nas articulações, dando ao paciente a força necessária para ficar em pé e andar.

O sistema conta com uma série de sensores, um controlador de movimento e uma bateria de cinco horas. Trata-se de um protótipo em fase pré-clínica, então ele deve receber melhorias de design no futuro.

Este exoesqueleto de alumínio e titânio pode ser expandido e modificado para acomodar crianças com idade entre 3 e 14 anos.

Outros casos

O exoesqueleto foi desenvolvido pelo órgão espanhol CSIC, e vai além de ajudar as crianças a andar – em alguns casos, pela primeira vez.

Ele faz com que elas se movam e evita o aparecimento de escoliose, osteoporose e insuficiência respiratória.

A atrofia muscular espinhal é uma doença degenerativa com origem genética que enfraquece os músculos do corpo e afeta aproximadamente 1 em 10.000 nascimentos.

“A principal dificuldade ao desenvolver este tipo de exoesqueleto pediátrico é que os sintomas de doenças neuromusculares, tais como a atrofia muscular espinhal, variam ao longo do tempo tanto nas articulações como em todo o corpo. Por isso, é necessário um exoesqueleto capaz de se adaptar a essas mudanças de forma autônoma. Nosso modelo inclui articulações inteligentes que modificam a rigidez automaticamente e se adaptam aos sintomas de cada criança a cada momento.”

Palavras da pesquisadora Elena García, do CSIC (Consejo Superior de Investigaciones Científicas).

Veja como ele funciona:

Youtube tumbnail video

Com informações do GizModoConsejo Superior de Investigaciones Científicas e Gizmag