Pianista toca entre geleiras pela preservação do Oceano Ártico

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Pianista toca entre geleiras pela preservação do Oceano Ártico
Foto: Greenpeace

Um piano de caldas entre as geleiras de Wahlenbergbreen.

Foi este o cenário escolhido por um compositor italiano para tocar e chamar atenção para a beleza da região do Ártico e a necessidade de protegê-lo.

Ludovico Einaudi executou a composição “Elegy para o Ártico”, numa plataforma flutuante, perto de Svalbard, Noruega.

No vídeo da performance de cerca de três minutos, Einaudi passa por vários pontos e enquanto toca, várias geleira se desprendem e se desintegram na água.

Einaudi disse CTV News Channel que a logística e planejamento que entraram no projeto foram complexas.

Até chegar a geleira ele teve que viajar por seis horas de barco.

O vídeo  é composto de três partes: uma com um cinegrafista na plataforma, com uma câmera no barco, e um terceiro com um drone.

A cada 20 minutos, um pedaço da geleira caía na água, criando ondas grandes, disse Einaudi.

“Este foi o único momento preocupante, porque se fosse um enorme pedaço de gelo, as ondas seriam muito grandes e minha plataforma entraria em colapso”, disse ele.Mas Einaudi diz que está satisfeito com o resultado .

“É claro que o planeta e nosso ambiente é o lugar onde todos nós vivemos, e eu me importo sobre onde eu vivo”, disse ele. “Eu estou realmente feliz com esta aventura. Foi incrível.”

pianista_geleira01

Foto: Greenpeace

Foto: Greenpeace

O protesto foi organizado pelo Greenpeace e Einaudi, durante uma reunião em Tenerife, Espanha, na OSPAR.

O OSPAR é uma organização composta de delegados de 15 governos europeus diferentes, para proteger o ambiente marinho do Atlântico Nordeste.

No post sobre o grande feito, o Greenpeace faz um lindo editorial:

A beleza do Ártico é esmagadora. O frio, o silêncio e os sons extraordinários como os rangidos de gelo, burburinhos e quedas. O ambiente limpo , com a vida pulando para fora para recebê-lo quando você menos espera. Um lugar único que as pessoas em todo o mundo deseja proteger. Ludovico Einaudi representa 8 milhões de vozes para salvar o Ártico.

O Greenpeace pediu aos delegados a aprovação de uma proposta para salvaguardar 10 por cento do Oceano Ártico.

“À medida que a cobertura de gelo diminui com o aumento das temperaturas, a área perde o escudo congelado, deixando-o exposto à exploração, arrastões de pesca destrutivas e perfuração de petróleo”, afirma o Greenpeace.

“Temos de mostrar (delegados) que o que eles têm é único, que o Ártico vale a pena proteger, contra o lucro a curto prazo.”

Youtube tumbnail video

Com informações da CTVNews