Cia brasileira Ballet de Cegos se apresenta em Festival na Polônia

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Cia brasileira Ballet de Cegos se apresenta em Festival na Polônia
Foto: divulgação

Por Sandra de Angelis, para o SóNotíciaBoa.

Pela primeira vez um grupo de jovens do Brasil se apresenta ao público do festival de Wroclaw, cidade intitulada a Capital Europeia da Cultura.

A Associação Fernanda Bianchini Cia Ballet de Cegos (AFB) de São Paulo, SP, participa do Brave Festival (Admirável Festival, em português), que promove o intercâmbio cultural entre crianças, jovens e idosos em situação vulnerável de diversos países.

O grupo, formado por 11 bailarinas da Cia Ballet de Cegos, com idades de 21 a 36 anos, levou para a Polônia o espetáculo Divertissement, em duas apresentações com uma hora de duração cada.

O primeiro espetáculo foi nesta quinta-feira, 7 de julho, no teatro Piosenki. O próximo será dia 9, sábado às 21h, no PolskiTheatre, ambos em Wroclaw.

O convite para participar do evento foi feito por meio de um contato com a voluntária da AFB e fotógrafa Ângela Rezé, que também acompanha o grupo na viagem.

A organização do evento custeou a viagem da Associação para duas apresentações exclusivas.

Os espetáculos

O repertório do Divertissement inclui os espetáculos ‘Olhando para as Estrelas’ e ‘Superando Limites’, compostos por partes de coreografias de balé clássico e de repertório, de neoclássico e sapateado.

Para Fernanda, gestora da Associação, a importância da apresentação e do convite está na oportunidade de poder mostrar ao mundo a valorização da arte e a superação passo a passo.

“É um estímulo para nossas alunas poderem mostrar ao mundo que o impossível não existe quando se tem força de vontade e se acredita num sonho! É a valorização da nossa arte em um país desenvolvido que, desde o primeiro contato, demonstrou muito respeito. Sonhamos com muita luz e superação para todos da Cia.”, diz.

Os eventos públicos do Brave Festival são gratuitos; já a renda dos ingressos dos espetáculos pagos será revertida para projetos de assistência às crianças pobres e órfãs em partes tibetanas da China e Nepal.

O Festival

O Festival Brave, cujo nome vem da expressão “bravepeople”, em inglês, está emsua 12ª edição e tem por intuito mostrar a diversidade e a energia expressas por meio da arte e pela via da superação.

Neste ano o Festival Brave recebe artistas de 10 países como o Brasil, Congo, Espanha, Holanda, Índia, Israel, Malásia Palestina, Polônia e Reino Unido.

O evento é patrocinado pelo governo local, pela Unesco e por parceiros europeus.

O festival da coragem tem sempre um tema emblemático “Contra as expulsões de Cultura”, baseado na ideia de enaltecer as iniciativas e o que existe de genuíno na tradição de seus povos visando à preservação das expressões regionais.

A Associação

Fernanda Bianchini Cia Ballet de CegosA AFB completa 21 anos de história e hoje atende a cerca de 200 alunos de várias idades, a maioria deficiente visual.

A integração social de deficientes visuais por meio da dança, principalmente do balé como uma atividade extracurricular, é a principal missão da entidadepioneira na metodologia de ensino da dança por meio do toque.

Sediada na Vila Mariana, na zona Sul da cidade de São Paulo, a única companhia de Ballet de Cegos do mundo já levou seus bailarinos para apresentações na Argentina, Inglaterra, Alemanha, nos EUA e nas Paralimpíadas de Londres 2012.

Atualmente, a ABF conta com 13 professores de dança, entre eles, as deficientes visuais Geyza Pereira da Silva e Veronica Batista, formadas na própria entidade, e a gestora Fernanda Bianchini, como voluntária.

Na grade de aulas semanal, os professores se revezam no atendimento aos alunos, divididos em grupos por modalidades de aprendizado, segundo os critérios do estatuto da entidade.

Da redação do SóNotíciaBoa