Desafio do balde de gelo fez descobrir gene da doença ELA

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Desafio do balde de gelo fez descobrir gene da doença ELA
Foto: Getty Images

Cientistas conseguiram identificar um novo gene que contribui para a esclerose lateral amiotrófica (ELA).

É o NEK1. A doença degenerativa, que ficou mundialmente conhecida por causa do cientista Stephen Hawking (foto abaixo), afeta o cérebro e a coluna, ataca os nervos que controlam o movimento e impede o funcionamento dos músculos.

A identificação do NEK1 abre caminho para que os cientistas desenvolvam uma terapia genética para o tratamento da doença.

A informação, divulgada pela BBC, é da ALS Association – que representa pessoas com ELA e outros tipos de doenças do neurônio motor.

O gene foi descoberto graças ao desafio do balde de gelo, que viralizou em 2014 e conseguiu arrecadar fundos para pesquisas científicas sobre a doença.

A campanha, que estimulava pessoas a compartilharem vídeos do momento em que jogavam baldes de água gelada em si mesmas, arrecadou US$ 115 milhões (mais de R$ 377 milhões) e financiou seis projetos de pesquisa.

Os vídeos foram compartilhados mais de 17 milhões de vezes e assistidos mais de 440 milhões de vezes. Inclusive o de Mark Zuckerberg, dono do Feacebook. Relembre:

Youtube tumbnail video

Foto: REUTERS/Neil Hall

Foto: REUTERS/Neil Hall

A pesquisa desenvolvida pelo MinE, um projeto internacional para analisar o genoma de 15 mil pessoas com doenças do neurônio motor, foi publicada na revista especializada Nature Genetics.

Trata-se do maior estudo a respeito da ELA hereditária.

Mais de 80 pesquisadores em 11 países procuraram pelo gene da doença em famílias afetadas.

Com informações da BBC