Brasileira é homenageada por resgatar jovens das drogas

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Brasileira é homenageada por resgatar jovens das drogas
Foto: reprodução / Youtube / Difference Makers

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa.

“A revolução é a oportunidade de fazer outras pessoas sonharem”, palavras da atriz, cineasta e ativista Núbia Santana, a brasileira escolhida pelo Difference Makers, uma campanha mundial que busca mulheres que fazem a diferença e mudam a realidade dos locais onde vivem.

No Brasil a escolha é feita pela Clinique e a Revista Cláudia. A pernambucana Núbia Santana foi escolhida este ano por sua trajetória de vida e pelo trabalho que desenvolve, resgatando jovens do mundo das drogas.

Outras escolhidas no mundo foram Gina Rodriguez, atriz e apresentadora nos EUA, Erendina Barra, atriz mexicana da série Sense 8, do Netflix, Victoria Pendleton, ex-campeã olímpica da Inglaterra, Jessica Nkosi, atriz e apresentadora sul-africana e Nazan Eckes, apresentadora da Alemanha.

História

Menina pobre, com 7 irmãos, Núbia conheceu a fome de perto na infância. “A fome ela não dói só estômago. A fome dói na Alma”, lembra Núbia.

Quando criança ela andava 15 quilômetros à pé para ir à escola. À noite, quando voltava, tinha que trabalhar numa carvoaria.

Aos 17 anos, conseguiu 20 reais vendendo galinhas do quintal da família e foi para a capital, Recife, em busca de emprego. Trabalhou como empregada doméstica.

Até participar de um concurso de beleza onde conquistou o título de Miss Pernambuco 1994, depois de um curso de etiqueta e passarela descolados por um amigo.

A virada

Começava a mudança na vida de Núbia. Ela viajou o Brasil a trabalho, passou a ajudar a família e conseguiu um emprego público em Brasília, onde vive hoje.

Com a situação estabilizada, criou o projeto “Nota 10”, que ajuda pessoas menos favorecidas, usuários de drogas e leva a eles oficinas de música, futebol, teatro e atividades audiovisuais, para promover o crescimento pessoal e profissional desses jovens.

Como ela banca o projeto? Passando o chapéu.

“A nossa meta é atender 5 mil pessoas, não conseguimos ainda por falta de recurso. Sofro muito com a falta de apoio, porém não desisto. É uma luta diária, contou em entrevista ao SóNotíciaBoa.

“O jeito criativo do brasileiro e a força do sertanejo são as  minhas armas. Busco apoio com prefeitos e primeira dama, cobro dos governadores, de ministros, de deputados. Depois de muita insistência consigo algum tipo de ajuda.

Motivação

O que move essa guerreira é ver o antes e o depois das pessoas que ela consegue ajudar.

“Os resultados são meu combustível. É muito gratificante ouvir alguém dizer: “você salvou minha vida. Porque ninguém chegaria aqui para me levar ao hospital e ainda mais essa hora.”, concluiu.

O vídeo abaixo do Difference Makers mostra um pouco da história de superação de Núbia:

Youtube tumbnail video

 Da redação do SóNotíciaBoa