Chip acaba com 99% das bactérias da água em 20 minutos

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Chip acaba com 99% das bactérias da água em 20 minutos
Foto: Jin Xie / Universidade de Stanford

Pesquisadores da Universidade de Stanford, nos EUA, criaram um chip capaz de exterminar 99% das bactérias de uma garrafa de água em 20 minutos.

O pequeno dispositivo pode ser revolucionário para zonas sub-desenvolvidas do planeta que sofrem com a falta de água potável.

Em muitos lugares do mundo, o único jeito de tornar a água potável é fervendo, o que acarreta no gasto de combustível, ou então expondo ao sol, já que os raios UV naturalmente eliminam as bactérias.

Porém, o processo natural demora cerca de 48 horas para limpar uma quantidade equivalente a uma garrafa de água.

O dispositivo criado pelos pesquisadores do departamento de energia de Stanford age para acelerar a eliminação de bactérias com a luz do sol.

Segundo o estudo, o chip que tem o tamanho de um selo de carta, é feito com camadas de dissulfeto de molibdênio e, ao entrar em contato com a luz do sol,  aciona químicos desinfetantes na água que limpam 99% das bactérias em 20 minutos.

Barato

Além de ser bastante funcional, o pequeno aparelho de limpar água pode se popularizar e chegar ao público de forma acessível.

O dissulfeto de molibdênio é um material barato de produzir e como o processo não exige nenhum combustível para purificar a água, pode ser uma boa solução para as mais de 650 milhões de pessoas que não possuem água potável ao redor do mundo.

Até agora, foram feitos apenas três testes com a promissora tecnologia

Com informações da Universidade de Stanford.