Cientistas criam vacina contra Hepatite B em spray nasal

Imagem de capa para Cientistas criam vacina contra Hepatite B em spray nasal
Foto: BN

Nada de injeções. Pesquisadores da Universidade de Coimbra (UC), em Portugal, desenvolveram uma vacina para a hepatite B em forma de ‘spray’ nasal.

A técnica inovadora poderá revolucionar a prevenção de várias doenças.

A vacina genética poderá ser eficiente principalmente em países pobres, onde faltam médicos e enfermeiros para aplicar vacinas injetáveis.

Ela também poderá reduzir os casos de infecções provocadas pela reutilização de seringas.

“Foram criados ‘sistemas de transporte’ (nanopartículas poliméricas) capazes de levar as moléculas terapêuticas desde a mucosa nasal até ao interior das células. Os resultados obtidos em ratinhos demonstraram que a formulação desenvolvida é eficaz pela via intranasal”.

Palavras de Olga Borges, coordenadora da pesquisa, publicada na revista científica “Molecular Pharmaceutics”.

“Plasmídeos” em vez de “antigênios”

O trabalho desenvolveu uma nova composição para a vacina baseada em “plasmídeos”, teoricamente mais resistentes às variações de temperatura que os “antigénios” (estimuladores do sistema imunológico) das vacinas comercializadas atualmente.

Os plasmídeos são pequenas moléculas circulares que transmitem informação genética (DNA) para o interior das células e ativa mecanismos de defesa do organismo que combatem o vírus da hepatite B.

Os “combatentes” chamam-se “anticorpos” e surgem no sangue, mucosa nasal e vaginal.

Outras doenças

“As nanopartículas desenvolvidas também poderão ser usadas na composição de vacinas que previnem doenças sexualmente transmissíveis, porque induzem a produção de anticorpos pelo nosso organismo ao nível da mucosa vaginal de forma mais eficaz que as vacinas injetáveis”, diz a professora.

O projeto teve a colaboração da Universidade de Genebra.

Com informações do BoasNoticias