Câmeras em policiais reduzem agressões nos EUA e Reino Unido

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Câmeras em policiais reduzem agressões nos EUA e Reino Unido
Foto: BBC

Mais uma para a série #AprendeBrasil.

Uma ideia simples e incrível fez diminuir em 93% as ocorrências de conflitos entre policiais e o público,  registradas durante o trabalho nos EUA e Reino Unido, de acordo com um estudo da Universidade de Cambridge.

Isso aconteceu depois que policiais passaram trabalhar com câmeras, com áudio e vídeo, fixadas nos uniformes. A presença do equipamento causou uma mudança completa no comportamento das pessoas.

Ao saberem que estão sendo observadas, elas tendem a se retrair.

Os pesquisadores defenderam a eficácia da estratégia não apenas para garantir maior segurança aos policiais, como também para ter o registro de ações militares abusivas.

“Todos estão gravando os policiais, exceto eles mesmos”, disse Barak Ariel, criminologista da Universidade de Cambridge, que liderou a pesquisa.

“Agora temos algo concreto do ponto de vista de início, meio e fim da ação policial diária.

Inovação

O estudo com uso de câmeras presas no corpo do policial pode representar uma “mudança radical no policiamento moderno”, ponderou o pesquisador.

Michael Naughton, professor associado da Escola de Direito da Universidade de Bristol deixou no ar uma pergunta que vale para o mundo inteiro:

“É de se perguntar por que tal iniciativa ainda não tinha sido introduzida nas rotinas das corporações policiais”, disse ele por e-mail.

“Seria diminuir a incidência de má conduta policial e abusos. Seria melhorar a confiança na polícia”, ponderou o professor.

O estudo envolveu as polícias de West Midlands, West Yorkshire Police, Cambridgeshire Constabulary, Serviço de Polícia da Irlanda do Norte e os departamentos de polícia nas cidades de Califórnia de Ventura e Rialto.

Cerca de 2.000 oficiais e 1,4 milhões de horas de trabalho foram estudados durante mais de um ano. Em alguns casos, as reclamações cairam para zero.

“Estamos prestes a enfrentar um ponto de virada na segurança mundial”, disse Ariel. “Eu acho que em 25 anos todos os oficiais estarão usando uma câmera”, finalizou o pesquisador.

Na Grã-Bretanha, cerca de 45 forças policiais territoriais já estão fazendo testes com o uso de câmeras pessoais acopladas nos uniformes.

Nos Estados Unidos, apenas as grandes forças de segurança do Governo fazem uso desta tecnologia, segundo a pesquisa divulgada pela Press Association.

Com informações: seattletimes.com

Tradução: Rodrigo Lins – Correspondente SNB nos Estados Unidos.