Alunas brasileiras criam iogurte de tomate: pode prevenir câncer

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Alunas brasileiras criam iogurte de tomate: pode prevenir câncer
Fotos: Aline Werner

Duas alunas do Mato Grosso criaram um iogurte à base de tomate, que pode ajudar a prevenir contra o câncer.

É que a fruta é rica em licopeno, antioxidante que combate o câncer de próstata, principalmente.

Aline Werner, de 21 anos, e Thais Gabrielle Santo, de 24, são da Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT.

Elas estão no oitavo semestre da graduação Ciência e Tecnologia de Alimentos e criaram o iogurte durante as aulas da disciplina Desenvolvimento de Novos Produtos.

“Lemos uma pesquisa que dizia que algumas das maiores inovações nos próximos anos seriam à base de iogurte e decidimos ir por esse caminho”, conta Aline.

O sabor

A escolha pelo tomate, além das qualidades nutricionais, foi feita ainda pelo desejo de surpreender e inovar e levou 2 meses de pesquisa.

Durante a degustação do iogurte às cegas, tanto nas aulas quanto em uma feira feita dentro da UFMT, a aceitação foi unânime. As pessoas até pediram para repetir, diz a professora Cleise Sigarini, que ministra a disciplina Desenvolvimento de Novos Produtos.

“Mas, isso até saberem do que era feito o produto. Quando contamos que o ingrediente principal era o tomate, a reação das pessoas já não foi tão positiva assim”, conta.

Como

A pele e a semente do tomate foram retiradas para que o iogurte não ficasse ácido. E chegar à fórmula ideal demandou tempo e paciência por parte das envolvidas no projeto.

Foram cinco meses tentando acertar o ponto certo do xarope e a fermentação, entre outras coisas. “Erramos a formulação umas cinco ou seis vezes”, diz Aline.

A professora garante que não dá para sentir o gosto de tomate. “O iogurte é realmente muito gostoso”, declarou.

Já Aline afirma que é possível sim sentir o gosto da fruta, mas ‘bem no fundo’. A cor lembra a de um iogurte comum.

Com informações do G1