Astrônomos brasileiros descobrem 2 novos planetas

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Astrônomos brasileiros descobrem 2 novos planetas
(FOTO: ESO/L. CALÇADA CC BY 4.0

Astrônomos da USP acabam de descobrir uma dupla do exoplanetas na órbita de uma estrela gêmea do Sol, a HIP 68468.

Ela fica a 300 anos-luz da Terra, próxima à constelação de Centauro, de acordo com com Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo.

Um de seus planetas, o HIP 68468c, é um gigante gasoso com características semelhantes às de Netuno, mas com o dobro da massa.

O outro, o HIP 68468b, é um planeta rochoso três vezes maior que a Terra. Eles são classificados respectivamente como um super-Netuno e uma super-Terra.

As observações utilizaram o HARPS, um sofisticado instrumento para a detecção de exoplanetas que está acoplado ao telescópio de 3,6 metros do Observatório Europeu do Sul (ESO) no Observatório La Silla, no deserto do Atacama.

Os cientistas foram liderados pelo professor Jorge Melendez, e os resultados estão disponíveis no site arXiv.org.

Diferenças

Apesar das semelhanças notáveis entre nosso Sol e HIP 68468, seus sistemas planetários são bem diferentes entre si.

O menor, mais parecido com a Terra, está a apenas um décimo da distância entre Mercúrio e o nossa estrela.

E o planeta maior, com “jeitão” de Netuno, está a apenas 0,7 unidades astronômicas (UA) de sua anfitriã.  Uma UA é a distância média entre a Terra e o Sol, o que significa que o gigante gasoso está muito próximo de sua estrela.

De fato, próximo demais para ter nascido ali. É mais provável que o planeta tenha se formado na periferia de seu disco protoplanetário, feito as malas e mudado para a região interior, um processo conhecido como “migração planetária”.

Com informações da Galileu