Guias turísticos dão exemplo na Praça dos Três Poderes pichada

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Guias turísticos dão exemplo na Praça dos Três Poderes pichada
Foto: Grazielie Frederico/G1|

Hoje foi dia de limpeza na Praça dos Três Poderes, em Brasília. E não estamos falando em política, nem em justiça.

Guias turísticos arregaçaram as mangas e limparam as pichações feitas no local, onde ficam o Palácio do Planalto (Executivo), o Supremo Tribunal Federal (Judiciário) e o Congresso Nacional (Legislativo).

Aproveitando para denunciar o abandono do local – com pedras soltas, sujeira, mato alto e pichações em bancos e placas – os guias mostraram ao poder público que com pequenas ações é possível mudar a imagem de abandono de um dos pontos turísticos mais importantes da capital do país.

“Com dez jardineiros o governo já conseguiria limpar toda essa área e tirar esse mato”, disse o organizador da iniciativa, Lúcio Montiel, ao G1.

Montiel afirma que na reforma de 2010 as pedras portuguesas da praça foram mal colocadas e isso faz com que elas soltem facilmente. “Quando fazemos visitas aqui, ficamos eu e os turistas chutando pedras o tempo todo”, afirma.

Juan Hermida, também guia turístico em Brasília, disse estar cansado de pedir desculpas aos turistas quando eles perguntam o porquê do mau estado de conservação da praça, que faz parte da lista de Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Para ele, a falta de iluminação na praça faz com que a visita noturna atualmente se resuma a uma foto do Palácio do Planalto e outra do Congresso.

Antes, segundo ele, também o monumento dos Dois Candangos e outros pontos eram iluminados, e isso fazia desse importante ponto da cidade um grande atrativo.

Fotos: Grazielie Frederico/G1

Fotos: Grazielie Frederico/G1

Com informações do G1