Depois de 28 países, Brasil registra 1º remédio à base de maconha

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Depois de 28 países, Brasil registra 1º remédio à base de maconha
Foto: iStock | MaguiDomnguez

Depois de facilitar, em novembro do ano passado, a comercialização de medicamentos à base de canabidiol no Brasil, agora a Anvisa registrou o primeiro medicamento à base de Cannabis sativa, a planta que dá origem à maconha.

O remédio já aprovado em 28 países, onde tem o nome comercial de Saltivex, é indicado para o tratamento de sintomas relacionados à esclerose múltipla.

O medicamento específico Mevatyl (tetraidrocanabinol (THC), 27 mg/mL + canabidiol (CBD), 25 mg/mL) é contraindicado para gestantes, idosos, portadores de epilepsia ou usuários de maconha.

Ele será fabricado pela GW Pharma Limited – Reino Unido e distribuído no Brasil pela Beaufour Ipsen Farmacêutica Ltda na forma de spray.

A nota técnica do registro diz que a eficácia do medicamento foi testada em estudos clínicos com mais de 1,5 mil pacientes.

No Brasil, o Mevatyl será comercializado com uma tarja preta e sua compra será condicionada à prescrição médica.

A liberação do uso do canabidiol no Brasil foi determinada pela Anvisa em 2015, depois de uma movimentação feita por familiares de pacientes, sobretudo crianças que apresentavam crises repetidas de convulsão.

Com informações da Exame