15 dicas para alimentos durarem mais na geladeira

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para 15 dicas para alimentos durarem mais na geladeira
Foto: Pixabay

Evitar desperdício é ganhar dinheiro, principalmente em tempos de vacas magras…

E dá pra começar a economizar pela sua geladeira.

A forma como você armazena os alimentos no refrigerador por fazer com que eles durem mais, ou menos.

A nutricionista Barbarella Queiroz ensina 15 dicas simples para a gente se organizar:

  1. Ponha frutas numa mistura de dez partes água com uma parte de vinagre. O vinagre se diluirá facilmente, não influenciando o sabor do fruto, mas vai ajudar a mantê-los fora de perigo de mofar.
  2. Evite cortar frutas, legumes e carnes antes de armazenar. Isso faz com que esses alimentos estraguem mais rápido. Higienize apenas quando for consumir.
  3. No caso das frutas e hortaliças, cubra as folhas com papel toalha. Isso faz com que elas demorem a murchar e durem mais. Esse tipo de alimento deve ser armazenado na parte inferior da geladeira, porque a temperatura muito baixa pode queimá-los.
  4. As carnes devem ficar longe de outros alimentos, em recipientes tampados.
  5. Panelas foram feitas apenas para preparar a comida, não para guardar. Armazene na geladeira em recipientes de plástico, louça ou refratário, sempre tampados, ou então fechados com filme plástico. Assim o alimento pronto vai durar três dias, em média.
  6. Alimentos quentes: espere que esfriem antes de guardá-los. Ao serem guardados quentes, eles correm o risco de estragar mais rapidamente.
  7. Nunca guarde sobras de produtos enlatados na própria lata. Depois de é aberta, a lata pode desenvolver microorganismos que são prejudiciais à saúde.
  8. Laticínios: os queijos devem ser guardados bem embrulhados para evitar que percam umidade e ressequem. Queijos frescos têm menor tempo de conservação.
  9. Leite fresco ou o UHT – uma vez aberta a embalagem -, sempre devem ser armazenados na parte de mais baixa temperatura.
  10. Alimentos descongelados para consumo, não se recomenda que sejam novamente congelados para armazenamento. O frio não é capaz de matar as bactérias, apenas inibe temporariamente sua ação. O que eventualmente sobrar deve ser refrigerado para o consumo em, no máximo, cinco dias.
  11. Nunca encha a geladeira. A lotação máxima vai impedir que o ar gelado circule, levando a aquecer certos pontos e causar deterioração.
  12. Não forre as prateleiras com vidros ou plásticos, eles dificultam a circulação do ar frio.
  13. Alimentos cozidos devem ser guardados em potes com tampas herméticas para evitar que peguem ou passem cheiro.
  14. Hortaliças como o alho, a cebola e as batatas não devem ser conservadas em geladeira, basta um lugar fresco e seco com boa ventilação.
  15. Cuidado com promoções, elas são grandes vilãs do consumo consciente porque estimulam o consumidor a comprar um número alto de produtos, que acabam se estragando.

A nutricionista lembra ainda que é preciso ver se a geladeira está gelando direitinho, sem variações de temperatura. Também evite que ela fique aberta.

“Se esses ajustes não forem feitos, podem surgir micróbios ou fungos”, alerta.

Com informações do JCNE