EUA criam superantibiótico para acabar com superbactérias

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para EUA criam superantibiótico para acabar com superbactérias
ERV

Na luta contra as superbactérias, cientistas dos EUA criaram um superantibiótico mil vezes mais potente, para acabar com os microorganismos perigosos que provocam a morte de pessoas em hospitais do mundo inteiro.

Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Scripps reformularam e fizeram uma nova versão da vancomicina para ser ultrarresistente.

“A vancomicina é um antibiótico usado como último recurso em algumas infecções sérias. Havia muita preocupação de que as bactérias estavam se tornando resistentes a ele”, disse o professor Nigel Brown, da Sociedade de Microbiologia

A pesquisa, publicada na revista científica PNAS, diz que a nova droga combate as bactérias de três formas diferentes e reduz suas chances de defesa.

Eles fizeram algumas mudanças estratégicas na estrutura molecular da droga antiga para torná-la mais eficaz em atacar a bactéria na destruição de paredes celulares.

“Nós fizemos uma mudança na molécula da droga que supera a atual resistência à vancomicina. Depois disso, adicionamos à molécula duas mudanças que, incorporadas a ela, criam duas novas formas de matar a bactéria. Então o antibiótico tem três mecanismos diferentes de matar a bactéria”, explicou Dale Boger, responsável pela pesquisa.

Resistência

“A resistência a esse antibiótico pode ser muito difícil de aparecer. Então a molécula é desenvolvida especificamente para lidar com o surgimento dessa resistência”, completou.

O antibiótico modificado foi capaz de matar amostras de ERV em laboratório e ainda assim reter quase todo o potencial depois de 50 exposições à bactéria.

“Os organismos não conseguem lidar com o trabalho de ter que encontrar três formas diferentes de combater e se livrar dos mecanismos de ação. Mesmo que encontrassem a solução para se livrar de um deles, ainda restariam dois para matá-los. Os médicos podem usar essa versão modificada da vancomicina sem medo de que a resistência apareça”, diz Boger.

Para o professor Nigel Brown, da Sociedade de Microbiologia, “essa modificação pode ser muito importante”.

Vancomicina

Especialistas vêm alertando que estamos nos aproximando da “era pós-antibióticos”, na qual algumas infecções podem se tornar intratáveis.

Uma dessas infecções difíceis de combater é a causada pelo enterococcus resistente à vancomicina (ERV).

Ela é encontrada em hospitais, pode provocar feridas perigosas e infecções na corrente sanguínea e é considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma das bactérias resistentes a medicamentos que mais ameaça a saúde humana.

Alguns antibióticos ainda funcionam contra o ERV, mas a vancomicina, criada há 60 anos, já é impotente para o tratamento. Por isso, os cientistas do Instituto Scripps estão tentando renovar o antibiótico para tentar restaurar a sua capacidade de matar a bactéria.

Os pesquisadores afirmam que o medicamento – ainda não testado em animais ou humanos – estará disponível para uso dentro de cinco anos caso seja aprovado em novos testes.

Com informações da BBC