7 passos simples reduzem em 80% risco de morrer do coração

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para 7 passos simples reduzem em 80% risco de morrer do coração
Dra. Samia Mora - Foto: SNB|

Mudar o estilo de vida é o melhor que você pode fazer para cuidar do seu coração e viver mais.

“80 por cento das doenças cardíacas, dos AVCs e diabetes podem ser evitados”. “Você pode reduzir o risco de ter uma doença cardiovascular em 83%, um derrame cerebral em 79% e diabetes em 91%”. (veja slide abaixo)

O alerta foi dado nesta quinta, 15, em São Paulo, pela especialista em doenças cardiovasculares, formada em Harvard, nos EUA, Dra. Samia Mora. (foto acima)

A médica do Brigham and Women’s Faulkner Hospital e Brigham and Women’s Hospital citou 7 passos simples para ter uma qualidade vida melhor (veja abaixo).

Os números foram apresentados por ela durante e o XXXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia do Estado de São Paulo, a Socesp. Samia falou que a obesidade é uma epidemia que está explodindo no mundo.

Ela ensinou saídas para o problema do sobrepeso, que pode fazer o diabetes aumentar em 27 vezes, a hipertensão em 4 vezes e as doenças cardíacas em 3 vezes.

Fonte: BP

Fonte: BP

Como baixar

Samia Mora citou uma pesquisa feita na Espanha com 7 mil pessoas sobre a dieta mediterrânea.

O estudo comprovou que azeite extra-virgem, nozes, amêndoas, avelas cruas, usadas nessa culinária, ajudaram a baixar os níveis de colesterol – um dos principais vilões das doenças cardíacas – na população.

A doutora citou que o ideal é consumir mais de 4 colheres de sopa de azeite extra-virgem por dia e nozes, amêndoas, avelas cruas em porções, diariamente.

Se exercitar

O sedentarismo leva a arteriosclerose, ao aumento de peso e a doenças cardiovasculares.

Samia lembrou que há pessoas que fazem atividade física mas não emagrecem. Nesses casos, ela alerta: “já faz bem, continue fazendo”, isso aumenta seus níveis de colesterol bom, ajuda seu coração, mesmo que isso não reflita nos números da balança.

Ela recomenda “30 minutos de atividade física moderada todo dia e treino de resistência 2 vezes por semana”.

7 passos simples

A especialista lembrou que mais da metade do declínio no número de mortes por doenças cardiovasculares está relacionada à prevenção e citou 7 passos simples para ter grandes mudanças:

  1. Gerencie a pressão sanguínea
  1. Controle o colesterol
  1. Reduza o açúcar no sangue
  1. Seja ativo (faça atividade física)
  1. Coma melhor (tenha dieta saudável)
  1. Perca peso
  1. Pare de fumar

A pessoa que cumpre ao menos 6, desses 7 passos, pode reduzir seu risco de morte por doenças cardiovasculares em mais de 50 por cento.

Por Rinaldo de Oliveira, do SóNotíciaBoa, em São Paulo.