Enfermeiras dançam “Despacito” do parto humanizado

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Enfermeiras dançam “Despacito” do parto humanizado
Foto: reprodução / Facebook

E olha o Despacito sendo usado de novo pra alegrar e mandar recado sério.

O SóNotíciaBoa já mostrou aqui uma criança em tratamento num hospital dançando a música que virou febre internacional.

Desta vez, enfermeiras do setor de obstetrícia do Hospital Conceição, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, viralizaram nas redes sociais ao divulgar um video-paródia do sucesso do porto riquenho, Luis Fonsi.

O clipe das enfermeiras foi assistido por mais de 2,8 milhões de pessoas desde a segunda-feira (17).

Nele, profissionais e gestantes se unem para conscientizar as futuras mamães sobre a importância de evitar a pressa durante o parto normal.

Motivo

A ideia é mostrar que o parto tem que ser despacito (devagarinho, em espanhol), como diz a música.

Segundo Rafaela Domingues, uma das responsáveis pela iniciativa, a ideia de lançar a paródia veio após assistir ao vídeo de uma grávida dançando Despacito na internet.

“A música já estava no auge e, vendo a gestante dançar, pensei em elaborar uma coreografia para as pacientes do hospital. Apresentei a proposta para a administração e, em um intervalo de cinco dias, escrevemos a letra, bolamos a dança, convidamos as gestantes — que toparam participar assim que souberam a causa do projeto — e filmamos o clipe.

A intenção, de acordo com Rafaela, era informar o maior número de pessoas a respeito do processo de dar à luz, além de falar de métodos que podem ajudar as mulheres nesta hora.

“Nós notamos que, quanto mais a paciente é informada, mais segura ela chega para a hora do parto”, garante a enfermeira.

Como

E no Hospital Conceição as gestantes tem banho terapêutico, terapêutico, aromaterapia, cromoterapia e massagem.

E isso tudo pelo SUS – Sistema Único de Saúde.

“O ideal é proporcionar às mulheres um ambiente não só seguro, como acolhedor. Queremos simular o espaço que elas teriam em casa, favorável ao nascimento de um bebê”, afirma Jéssica Peralta, enfermeira que também participa do projeto e ajudou a escrever a letra da música.

O hospital realiza de 400 partos por mês, sendo 60% deles normais e 40% cesarianas.

A repercussão do vídeo foi tanta que até o Ministério da Saúde manifestou seu apoio à iniciativa: “Parabéns pela iniciativa de incentivo ao parto normal, Grupo Hospitalar Conceição!

“Nós esperávamos que o trabalho ficasse bonito, porque foi feito com amor, mas ficamos bem surpresas e impressionadas com repercussão. Quem ganha são as gestantes”, conclui a enfermeira Rafaela.

Veja como foi o desempenho das enfermeiras:

Com informações do R7.