Campeonato Mundial de Asa Delta colore céu de Brasília

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Campeonato Mundial de Asa Delta colore céu de Brasília
Fotos: Dênio Simões/Agência Brasília|||

O Céu de Brasília está mais colorido. Os melhores pilotos de voo livre do mundo estão na capital federal participando do Campeonato Mundial de Asa Delta da Federação Aeronáutica Internacional (FAI).

São 142 pilotos de 29 países. Eles decolam de cidades vizinhas como Formosa e Goiás e pousam no gramado da Esplanada dos Ministérios, sempre por volta das 15 horas.

O local exato das decolagens, no Vale do Paranã, a 92 quilômetros do Distrito Federal, é considerado ideal para esse tipo de competição por brasileiros e estrangeiros.

Brasília é um dos locais ideais para a prática desse esporte no País. A cidade é caracterizada por ventos predominantes do quadrante Leste, que, combinados com clima seco desta época do ano, proporcionam voos excepcionais de até cinco horas de duração.

Os participantes aproveitam o clima, a altitude da região — cerca de mil metros acima do nível do mar— e correntes favoráveis de vento para ganhar altura e voar a até 170 quilômetros de distância.

São, em média, 5 horas de pura aventura no ar.

Delegações

As maiores delegações são as do Japão (13 pilotos), Brasil (12) e Estados Unidos (10).

Os demais países na disputa são: Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Israel, Itália, Liechtenstein, México, Noruega, Nova Zelândia, Paraguai, Rússia, República Tcheca, Suécia, Suíça e Venezuela.

O favoritismo masculino é do atual campeão mundial, o italiano Christian Ciech, vencedor em 2015 no Valle de Bravo, no México.

Outros pilotos candidatos ao título são os atuais primeiros do Ranking FAI:

  • O australiano Jonny Durand, número 1 do mundo e vencedor do Pré-Mundial em 2016, disputado em Brasília
  • O brasileiro André Wolf
  • O austríaco Thomas Weissenberger

Entre as mulheres, as favoritas são a japonesa Yoko Isomoto, atual campeã mundial, e a alemã Corina Schwiegershausen, que ocupa a segunda posição no ranking feminino da FAI.

asa-delta-1

asa-delta-3

Negócios

A competição – que está na 21ª edição para os homens e na 14ª para as mulheres – começou no dia 6 de agosto e termina no dia próximo sábado, dia 19.

A expectativa é que o campeonato tenha criado 200 empregos e que movimente R$ 2,4 milhões na economia local.

“A vinda desses eventos ajuda a movimentar o cenário do turismo voltado para o esporte, além de oferecer uma opção de lazer para os brasilienses”, lembra o secretário adjunto de Turismo, Jaime Recena.

O Campeonato Mundial de Asa Delta é promovido pela Confederação Brasileira de Voo Livre e tem como parceira a Secretaria Adjunta de Turismo de Brasília.

asa-delta-4

 

Serviço

Campeonato Pré-Mundial de Voo Livre
Até 19 de agosto
Decolagem da Rampa do Vale do Paranã, em Formosa (GO)
Aterrisagens em Brasília e cidades vizinhas

Com informações da AgênciaBrasília