Operação desinchar: 10 alimentos que ajudam a não reter líquido

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Operação desinchar: 10 alimentos que ajudam a não reter líquido
Foto: Pixabay

O resultado da balança nem sempre mostra gordura. Muitas vezes a pessoa acima do peso está retendo líquido e precisa desinchar.

E há formas naturais para isso: alimentos diuréticos, que além ajudar a eliminar líquido no xixi,  fazem bem à saúde!

Aliados à prática de atividade física, eles colaboram no processo de perda de peso.

Veja 10 opções de alimentos para incluir no cardápio:

1- Matchá

Essa erva é a sensação do momento na Europa e Estados Unidos para desinchar e acelerar o metabolismo. O chá Matchá tem origem oriental. Ele é um chá extraído da Camellia Sinensis, a mesma planta que dá origem ao chá verde, branco e preto. O que difere um do outro é o processo de extração e produção. O Matchá é feito artesanalmente com as folhas mais novas das plantas que são cultivadas na sombra. Após a colheita, as folhas são trituradas lentamente em um moinho de pedra até virarem pó. O processo de cultivo delicado garante maior concentração de clorofila nas folhas, o que ajuda a desintoxicar o organismo e a não reter líquidos.

2- Frutas vermelhas

  • Framboesa
  • ameixa
  • morango e
  • mirtilo

Estes alimentos controlam a gordura e o açúcar do corpo. “Elas são ricas em substâncias antioxidantes como a antocianina, que mantém o sistema circulatório eficiente”, explica Patrícia Ramos, nutricionista do Hospital Bandeirantes, de São Paulo.

3 -Fibras solúveis

  • Aveia e
  • frutas cítricas

Capazes de aumentar a saciedade, ajudam na perda de peso. “Eles também funcionam como uma espécie de ‘esponja’, fazendo com que seja absorvida uma quantidade menor de gorduras pelo organismo”, afirma a especialista.

4- Amêndoa
Sacia a fome por conter uma grande quantidade de fibras, além de ser conhecida por conter a chamada “gordura boa”, que ajuda a reduzir o colesterol. Um estudo realizado no City of Hope National Medical Center in Duarte, Califórnia, nos Estados Unidos, mostrou que pacientes que adotaram diariamente um punhado da oleaginosa reduziram 18% do peso, 14% da medida na cintura e perderam 56% a mais de gordura corporal em comparação com a turma que ingeriu o mesmo número de calorias na forma de carboidratos complexos, que estão no arroz, nos pães, nas massas e nas batatas.

5- Abacate
Apesar de muito calórica, a fruta ajuda a remover a gordura da parede das artérias e é rica em vitaminas. “O abacate possui ômega 9, que induz o corpo a utilizar os depósitos de gordura para produção de energia. O ideal é consumir três colheres de sopa a cada três dias”, afirma Patrícia Ramos.

6- Salmão
Contém Ômega 3, que tem como um de seus benefícios fazer o cérebro entender quando o organismo está satisfeito, controlando o apetite. Também ajuda a combater os processos inflamatórios provocados pelo exercício e facilita na recuperação dos músculos – e quanto mais rápido as fibras musculares se recompõem, maior é o ganho de massa magra.

7- Pimenta
Antioxidante, é rica em vitamina C a pimenta ajuda a eliminar as células de gordura. “Fonte de capsaicina, a pimenta pode acelerar o metabolismo em até 20%”, garante a especialista.

8- Sopa de vegetais
É leve e serve como uma refeição completa. “Quem quer perder peso deve preparar a sopa com apenas uma fonte de carboidrato, como batata doce”, diz Vivian Ragasso, nutricionista esportiva do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte. “A receita deve ser complementada com uma folha verde escura, pimenta ou gengibre, couve flor e abobrinha. Esse é um combo de poucas calorias e repleto de nutrientes”, conta.

9- Rabanete
O legume possui calorias baixíssima, rico em fibras e água. Pode ser consumido em saladas e molhos.

10- Vinagre de maçã
Essa versão do vinagre é diurética e purificante para o organismo, além de conter vitamina A, B e minerais. “Ele possui uma substância chamada ácido acético, que acelera o metabolismo, evita picos de insulina no sangue e inibe o apetite”, diz a nutricionista Bruna Iasi.

Com informações da RevistaCláudia e SNB