Cuba manda 750 médicos às ilhas do Caribe atingidas pelo furacão

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Cuba manda 750 médicos às ilhas do Caribe atingidas pelo furacão
San Martin

Solidariedade! Chegou neste fim de semana às ilhas do Caribe a ajuda médica enviada pelo Governo de Cuba para socorrer a população após a destruição do furacão Irma.

Pelo menos 1 milhão de pessoas tiveram que abandonar suas casas. As ilhas de Saint Martin e Saint Barth, devastadas na passagem do Irma na semana passada, enfrentaram neste fim de semana também o furacão Jose.

No sábado, 9, ele chegou com ventos de 100 km ao norte de Saint Martin. A ilha foi 95% destruída pelo Irma, furacão que neste domingo chegou ao estado norte-americano da Flórida.

Os profissionais da saúde estão em Antígua, Barbuda, São Cristóvão, Nevis, Santa Lúcia, Bahamas, República Dominicana e Haiti.

Segundo a doutura Regla Angulo Pardo, diretora da Unidade Central de Cooperação Médica de Cuba (UCCM), eles continuarão com a comunicação diária com Havana para se manterem informados sobre os eventos que se desdobram.

“Medidas foram tomadas para preservar a vida de nossos 771 funcionários, e garantias logísticas foram implementadas”, disse Angulo Pardo.

Ela também disse que o governo enviou brigadas médicas a seis dos países da sub-região que, nos últimos dias, foram ou estarão na órbita da tempestade tropical.

Ajuda com segurança

No Haiti, fortes chuvas forçaram nove dos 23 colaboradores totais a abandonar de seus locais. No entanto, a equipe médica restante está auxiliando as autoridades locais de saúde e servindo os residentes.

As orientações fornecidas pelo Ministério da Saúde Pública de Cuba (MINSAP) e as embaixadas correspondentes localizadas em cada ilha mantiveram e segurança os membros da brigada médica.

Angulo Pardo enfatizou que em Antígua e Barbuda, particularmente na última ilha, a mais destruída, com 95% das residências, os 43 médicos de Cuba resistiram à tempestade ilesos e se juntaram aos esforços de recuperação.

Solidaderiedade internacional de Cuba 

A solidariedade internacional cubana não é um fator exclusivo do furacão Irma.

A ilha de 11 milhões de habitantes costuma ajudar, especialmente na área médica, outras nações quando essas estão em situações de dificuldade.

Foi assim, durante a crise do Ebola na África Ocidental em 2014 e 2015. Uma brigada de mais de 600 cubanos foi à Serra Leoa em 2014 para ajudar enfrentar a tragédia.

Esta tradição remonta a 1960, quando Cuba enviou um grupo de médicos para o Chile, atingido por um forte terremoto.

Em 1963 o governo enviou sua brigada médica composta por 55 profissionais à Argélia para ajudar enfrentar uma grave crise sanitária.

Com informações da Telesur, Granma e OperaMundi e G1