20 jovens brasileiros ganham bolsas do governo dos EUA

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para 20 jovens brasileiros ganham bolsas do governo dos EUA
Foto: YLAI||||

Saíram os nomes dos 20 jovens brasileiros selecionados para o Programa de Bolsas de Estudos Profissionais da Iniciativa Jovens Líderes das Américas (YLAI) de 2017.

Eles vão para os EUA para ampliar seus planos de negócios e empreendimentos sociais, aprender com seus pares americanos e compartilhar as melhores práticas.

O prêmio foi dado pelo governo norte-americano depois de uma grande seleção entre de empreendedores talentosos do mundo inteiro.

No Brasil, os 3 mil inscritos neste ano são de 11 estados: Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Eles são de áreas como: educação, empoderamento feminino, empregabilidade, serviço público, nutrição, segurança alimentar, meio ambiente, comunicação, gerenciamento, desenvolvimento pessoal de presidiários, marketing digital, turismo, soluções financeiras sustentáveis e projetos habitacionais para a população de baixa renda.

Os escolhidos

Veja alguns dos 20 vencedores:

jovem-1

Stephanie Hong – a advogada de São Paulo é co-fundadora do Garatea, que visa a combater a ineficiência dos serviços públicos de emergência empoderando as comunidades com treinamento de primeiros socorros e certificação. Ao alertar voluntários qualificados em primeiros socorros por meio de um aplicativo, as vítimas podem ser socorridas antes da chegada das ambulâncias, mesmo em comunidades remotas.

jovem-2

Gabriel Marmentini
Formado em Administração Pública o catarinense é co-fundador e COO da Politize!, plataforma da Web projetada para fortalecer a cultura democrática do Brasil oferecendo educação simples, gratuita e apartidária para todos.

jovem-3

Jordana Mendonça
Jordana é juíza assistente em Goiás e fundadora e presidente da ComAmor, organização sem fins lucrativos no Brasil que instala hortas comunitárias para reduzir a insegurança alimentar, promover a consciência ambiental e nutricional, conectar pessoas e gerar renda.

jovem-4

Lygia Pontes
Formada em Relações Públicas em São Paulo, Lygia é fundadora e CEO da Lygia Pontes Consultoria, no Brasil, que fornece consultoria sobre comportamento no local de trabalho, comunicação, e administração. Seu objetivo é treinar empregados de todos os níveis sobre como promover um ambiente de trabalho positivo.

Veja a lista completa dos vencedores aqui.

O programa

Lançada em 2016, a Ylai fornece 250 bolsas de estudo anualmente.

O programa tem cinco semanas e vai levar jovens líderes de 36 países da América Latina e Caribe para os EUA.

Primeiro eles vão participar de uma conferência em Atlanta, Geórgia, e depois seguem para um programa de quatro semanas em empresas anfitriãs, que vão orientar e supervisionar os bolsistas em cursos de empreendedorismo.

O programa termina com uma reunião de cúpula na área de capacitação de lideranças e desenvolvimento de conhecimentos específicos em Washington, D.C.

A ideia é que eles voltem com uma bagagem maior e uma rede de contatos mais extensa para fortalecer os laços de negócios entre Brasil e EUA.

O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, disse que a ideia é “levar ainda mais da nossa cultura empresarial de empreendedorismo e inovação a toda a América Latina, de modo que a prosperidade da América Latina e a nossa prosperidade continuem a crescer juntas”.

Outras informações sobre o YLAI no site do programa.

Por Andréa Fassina, da redação do SóNotíciaBoa