Cientistas criam trigo para celíacos com técnica genética

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Cientistas criam trigo para celíacos com técnica genética
Foto: Pixabay

Uma boa notícia para as pessoas que têm intolerância ao glúten, como os celíacos e não gostam das alternativas oferecidas no mercado.

Pão sem glúten não é tão fofinho como o de trigo, né? Mas, um novo estudo espanhol se propôs a dar um fim neste dilema e utilizar o trigo sem o principal vilão de quem tem alergia ao glúten.

E o melhor: não é trigo trangênico.

Conforme descreveram no jornal Plant Biotechnology, os pesquisadores conseguiram editar geneticamente o glúten para remover parte de suas gliadinas – proteína nociva aos celíacos.

Assim eles desenvolveram um trigo menos nocivo para quem tem doença celíaca ou intolerância.

Lembrando que moléculas não digeridas de gliadina, ao entrarem com contato com sua mucosa intestinal, causam o processo inflamatório que provoca os sintomas.

Edição dos genes do glúten

Os cientistas usaam a técnica CRISPR (sigla em inglês para Repetições Palindrômicas Curtas Agrupadas e Regularmente Interespaçadas) e inutilizaram 35 dos 45 genes do trigo responsáveis por produzir a gliadina.

Isso possibilitou a criação de um novo trigo – que despertou uma reação imune 85% menos intensa.

Francisco Barro,  do Departamento de Genética Vegetal, de Córdoba, Espanha, um dos autores do estudo, disse em entrevista à New Scientist que o pão feito com o trigo geneticamente modificado conseguiu ser tolerado por 20 cobaias sensíveis ao glúten.

Com informações da Superinteressante