Banana e abacate previnem enfarte e AVC, revela estudo

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Banana e abacate previnem enfarte e AVC, revela estudo

Gosta de banana? E de abacate? Então você tem um motivo a mais para comer essas frutas: elas podem prevenir ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, segundo uma nova pesquisa.

Foi o que apontou um estudo feito pelo Dr. Paul Sanders, da Universidade do Alabama, nos EUA, publicado no Journal of Clinical Investigation Insight.

É que o potássio, presente nessas duas frutas regula os genes que mantêm a flexibilidade da artéria e podem impedir que elas endureçam e sofram entupimentos, revelou a pesquisa.

“Os resultados demonstram o benefício de suplementação de potássio adequada na prevenção de endurecimento vascular”, disse Sanders.

A pesquisa

Os pesquisadores analisaram ratos que correm risco de doença cardíaca quando alimentados com uma dieta rica em gordura.

Os ratos receberam níveis baixos, normais ou elevados de potássio.

Os resultados revelam que as artérias de ratos alimentados com uma dieta de baixo teor de potássio tornaram-se significativamente mais rígidas.

Os roedores que receberam alto teor de potássio apresentaram substancialmente menos endurecimento da artéria.

Os ratos alimentados com alimentos ricos em potássio também reduziram a rigidez na aorta, que é a principal artéria do corpo.

“Os resultados têm um importante potencial, pois demonstram o benefício de suplementação de potássio adequada na prevenção da calcificação vascular em camundongos propensos a aterosclerose e o efeito adverso da ingestão baixa de potássio”.

Com informações do Daily Mail