Bióloga que fez tese de doutorado com dança ganha prêmio

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Bióloga que fez tese de doutorado com dança ganha prêmio
Foto: Reprodução YouTube

A brasileira Natália Oliveira, que bombou nas redes sociais com um video da tese de doutorado, faturou um dos prêmios da revista Sciense.

O concurso pretendia estimular doutorandos a criarem coreografias que explicassem as dissertações.

Natália transformou a dela – sobre o uso de biosensores durante investigações criminais – em dança, que viralizou nas redes sociais.

A produção da bióloga, de Pernambuco, ficou tão boa que foi escolhida como finalista na disputa.

Agora, depois de viralizar com mais de 700 mil visualizações, os resultados foram anunciados e Natália é uma das vencedoras.

A brasileira levou duas das quatro categorias da competição. Uma delas se deu graças ao seu sucesso nas redes sociais.

O prêmio principal ficou com a norte-americana Nancy Scherich, que transformou seu PhD sobre topologia em uma performance de balé contemporâneo.

Os vencedores ainda receberam US$ 2500 (aproximadamente R$ 8 mil em prêmios) e o direito de se gabar por ter ensinado química avançada usando passos de dança, é claro.

Tese

A tese da doutora em Biologia pela Universidade Federal de Pernambuco trata do uso de biosensores na solução de crimes.

De acordo a pesquisa da brasileira, hoje a polícia forense tende a procurar evidências usando testes de colorimetria – aqueles onde o sangue, esperma, ou quaisquer que sejam os fluidos corporais desejados mudam de cor na hora da análise.

O problema, de acordo com Natália, é que esse método é falho.

Se o criminoso danificar as moléculas de sangue usando água sanitária, por exemplo, o teste pode não ter um resultado fidedigno.

A solução, então, seria a utilização dos biosensores, aparelhos do tamanho de um chip de celular que, por possuírem uma molécula reagente em seu interior, conseguem detectar a presença de sangue com muito mais precisão.

Vídeo

O vídeo de Natália, intitulado Pop, Dip and Spin: The Legendary Biosensor For Forensic Sciences – Estoure, Mergulhe e Gire: O Lendário Biosensor para Ciências Forenses, em tradução livre – recebeu 78% dos votos populares – bem mais do que os 4% da segunda colocação – e garantiu o prêmio de “Favorito da Audiência”.

O outro troféu não teve nenhuma relação com popularidade, foi puramente técnico.

Um grupo de dez jurados selecionados pela Science premiaram a brasileira como o melhor vídeo na categoria “Química”.

Veja aqui a criatividade desta cientista brasileira:

Youtube tumbnail video

Com informações da Superinteressante.