Cientistas ativam células-tronco e fazem crescer cabelos

Imagem de capa para Cientistas ativam células-tronco e fazem crescer cabelos
Foto: Malehmann/CC

Boa notícia para calvos e carecas! Cientistas conseguiram finalmente estimular o crescimento de cabelos.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia – Ciências da Saúde de Los Angeles (UCLA) – anunciaram a descoberta de uma forma para ativar as células-tronco do corpo e assim produzir cabelos.

Os responsáveis pelo estudo, Heather Christofk e William Lowry, perceberam que quando os metabolismos das células-tronco do folículo piloso são estimulados com uma proteína chamada “lactato”, eles entram em um ciclo de crescimento de fios.

Ao contrário, sem o lactato, os folículos ficaram inativos e deixaram de produzir cabelos.

“Antes disso, ninguém sabia que aumentar ou diminuir o lactato teria um efeito nas células-tronco do folículo piloso”, disse Lowry.

“Uma vez que vimos como a alteração da produção de lactato nos ratos influenciou o crescimento do cabelo, isso nos levou a buscar medicamentos potenciais que poderiam ser aplicados à pele e ter o mesmo efeito”.

Duas drogas

A equipe experimentou então com duas drogas diferentes que, quando aplicadas na pele, permeiam as células-tronco do folículo capilar e estimulam o crescimento do cabelo.

Ambas as drogas usadas no estudo, UK5099 e JAK-Stat, revelaram sucesso notável.

Embora estes ainda sejam os ensaios pré-clínicos –  ainda não testados em seres humanos – os pesquisadores estão ansiosos para desenvolver os tratamentos patenteados.

“Através deste estudo, nós adquirimos muita visão interessante sobre novas formas de ativar células-tronco”, disse Aimee Flores, o primeiro autor do estudo.

“A idéia de usar drogas para estimular o crescimento do cabelo através de células-tronco do folículo piloso é muito promissora, dado a quantidade de milhões de pessoas, homens e mulheres, que lidam com a perda de cabelo”.

“Eu acho que acabamos de começar a entender o papel crítico que o metabolismo desempenha no crescimento do cabelo e células-tronco em geral. Estou ansioso para a aplicação potencial dessas novas descobertas para perda de cabelo “, acrescentou.

Com informações do GNN