Tem chuva de estrelas cadentes nesta quarta: 100 por hora

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Tem chuva de estrelas cadentes nesta quarta: 100 por hora
Foto: Nasa|Foto: Nasa

Um espetáculo no céu: uma das principais chuvas de meteoros e passagem de um objeto celeste estão previstos para esta quarta-feira, 13 e sábado, 16. Torça para o tempo estar bom onde você mora!

A Geminidas poderá ser vista no final desde o final da tarde desta quarta até as primeiras horas da quinta-feira, 14. (vídeo abaixo)

A previsão é de que as luzes não sejam ofuscadas pela Lua e, conforme especialistas, há grande possibilidade de que sejam vistas ao redor do mundo.

“Com a Perseida de agosto tendo sido obscurecida pela forte luz da Lua, a Geminidas será a melhor chuva de meteoros deste ano”, garante Bill Cooke, do Escritório de Ambiente Meteórico da Nasa.

“A Lua será crescente e não vai atrapalhar o show”, acredita.

No ano passado, com uma Super Lua no céu, a chuva de meteoros passou despercebida.

Melhor horário

Na previsão da Nasa, a Geminidas estará mais visível para quem ficar acordado até tarde: das 22h e às 2h da madrugada, pelo horário de Brasília.

O fenômeno poderá ser ainda melhor apreciado por quem estiver no campo ou um pouco distante das luzes e da poluição das grandes cidades.

A previsão é de cerca de 100 meteoros por hora entre as 23h e 0h (hora de Brasília), segundo a Associação Norte-Americana de Meteoros.

Foto: Nasa

Foto: Nasa

Objeto Estelar

Logo após o fenômeno, será possível observar a passagem do objeto celeste 3200 Faetonte.

A natureza dele é motivo de debate: ou é um asteroide ou um cometa extinto. Algumas vezes, no entanto, é tratado como se fosse a rocha de um cometa.

A passagem está prevista para o sábado, dia 16 – o mais próximo que já esteve desde 1983, a cerca de 9 milhões de quilômetros de distância da Terra.

Youtube tumbnail video

Com informações Gazeta Web