Idade para sacar dinheiro do PIS/Pasep cai para 60 anos

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Idade para sacar dinheiro do PIS/Pasep cai para 60 anos
Foto: Pixabay

A idade mínima para saque do PIS/Pasep caiu para 60 anos. Antes só era possível sacar o dinheiro a partir dos 70 anos, ou em caso de aposentadoria.

Segundo o Ministério do Planejamento, a medida deverá injetar 23,6 bilhões de reais na economia e beneficiar 12,5 milhões de pessoas.

A Medida Provisória com a mudança foi editada nesta quarta-feira, 27, pelo presidente Michel Temer, uma semana após o anúncio.

Com a nova MP, os beneficiários poderão retirar os recursos com 60 anos, independentemente do sexo, além dos casos previamente previstos, como aposentadoria e invalidez.

A medida entra em vigor em 10 dias.

Como sacar

Os saldos poderão ser sacados de acordo com cronograma que será estabelecido pela Caixa Econômica Federal, no caso do PIS, e pelo Banco do Brasil, para o Pasep.

Na hipótese de morte do titular da conta, o saldo será disponibilizado a seus dependentes.

Descontando o público que já sacou recursos em 2017, o ministério do Planejamento estima que ficarão disponíveis 21,4 bilhões de reais a 10,9 milhões de pessoas a partir de janeiro de 2018.

O que é

Gerido pelo Banco do Brasil, o Pasep é um fundo ao qual têm direito pessoas que trabalham como contratadas no serviço público.

Ele foi criado em 1970 para estender aos funcionários públicos os benefícios concedidos aos trabalhadores da iniciativa privada pelo PIS.

Em 1975, os dois foram contabilmente unificados e deram origem ao PIS/Pasep, do qual têm direito servidores públicos e funcionários da iniciativa privada que atuaram antes de 4 de outubro de 1988.

Com informações da Veja