Sibéria Suíça comemora com festa o frio: 18,5 graus abaixo de zero

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Sibéria Suíça comemora com festa o frio: 18,5 graus abaixo de zero
Fotos: Ninna Crot / SNB|Foto: Ninna Crot|||||

A Suíça, seus encantos e o frio. La Brévine, localizada no estado de Neuchâtel, recebeu neste primeiro fim de semana de fevereiro cerca de 4 mil visitantes para comemorar os 25 anos de seu recorde suíço nos termômetros locais, que chegaram à época a -41,8°C.

Denominada como a Festa do Frio, este é o sétimo ano em que a região e seus organizadores recebem pessoas de toda a Europa para os festejos.

No sábado, 4 de fevereiro, durante o dia, os termômetros marcavam -4°C, mas no dia anterior a temperatura chegou a -18,5 C, segundo Gilles Huguenin, responsável pela organização do evento.

“O comum hoje em dia, no inverno, é de-30°C , principalmente à noite”, enfatizou.

Para a Festa do Frio de La Brévine foram  montadas, em  frente do Lago dos Taillères (congelado), cerca de 20 barracas de comidas e bebidas, onde todos podem degustar especialidades da região, ao redor de uma grande fogueira.

Passeios de carruagem e de trenós, grande atração entre as crianças, foram oferecidos aos visitantes, assim como o trabalho de esculturas feitos na madeira e na neve.

À noite, teve a famosa queima de fogos de artifícios para finalizar a grande festa.

A Festa do Frio a cada ano vem crescendo mais e mais, ou seja a cada ano o número de visitantes aumenta significativamente. Para nós isso é um motivo de grande satisfação”, disse o conselheiro nacional da região de La Brévine, Jacques-André Maire.

Foto: Ninna Crot

Fotos: Ninna Crot

siberia_suica4

Sibéria da Suíça

Em 12 de janeiro de 1987, La Brévine, a bela e encantadora vila de Neuchâtel, marcou em seus termômetros -41,8°C e foi essa gélida temperatura que rendeu à charmosa vila o título de Pequena Sibéria Suíça.

La Brévine está a 1.040 metros de altitude e a partir de novembro mergulha em um clima frio e úmido.

A temperatura normalmente chega abaixo de -30°C, e as noites são crucialmente frias.

A estrada que leva à La Brévine é estreita, e segue sinuosa em torno de altas colinas e árvores  congeladas sob uma espessa capa de neve, afunilando-se como um túnel em meios as belas paisagens .

siberia_suica_estrada

O Lago dos Taillères

O lago dos Taillères tem cerca de um de um quilômetro de comprimento e cem metros de largura, (pequeno, como La Brévine) congela em todos os invernos (de novembro a janeiro) e, assim, oferece uma suntuosa pista de patinação natural para os visitantes corajosos que enfrentam o frio, exacerbado por um vento uivante e gélido.

O exótico lago se transforma em um paraíso para os patinadores, ou para os que só desejam uma bela caminhada ao seu redor, acompanhado de uma magia sem igual em meio às paisagens plenas de pinheiros de uma natureza pródiga.

Já no verão o lago dos Taillères é também encantador para os que gostam de ciclismo, mountain bike e caminhadas. Destino ideal para amantes da natação, windsurf ou mesmo para fazer um gostoso piquenique à beira da belíssima água que muda de cor de acordo com a hora do dia, mágico!

siberia_suica3

Eu e Gilles Huguenin

siberia_suica5

Por Ninna Crot, da Suíça para o SóNotíciaBoa