7 passos simples pra fazer a bateria do celular durar mais

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para 7 passos simples pra fazer a bateria do celular durar mais
Foto: Pixabay

Seu celular descarrega com facilidade? Então veja os 7 passos para fazer a bateria durar mais.

É um problema que a industria tenta resolver até hoje e que já virou um desafio com aparelhos smartphones, com designs e funcionalidades mudando cada vez mais rápido.

No caso das baterias, são apontados problemas como tamanho, tempo necessário para a recarga total, ou os materiais altamente poluentes utilizados.

Mas, enquanto não se encontra uma solução definitiva para esses problemas, veja o que danifica a bateria do celular e o que é possível fazer para tentar aumentar a vida dos aparelhos.

1-Má Cobertura

Sempre que seu telefone tentar se conectar a uma rede wifi, ou manter uma conexão estável, ele usará muita energia. Isso ocorre em áreas com baixa intensidade de sinal, ou quando há muitas pessoas tentando se conectar a uma mesma rede, em um lugar, por exemplo, com wifi público.

Ainda que não seja uma solução ideal, o que se pode fazer nesses casos é ativar o modo avião e evitar que o aparelho desperdice bateria.

2-O Consumo dos Aplicativos

Quando você abre um aplicativo ele consome bateria. A opção nesse caso é fechar os que já não sejam necessários.

Também recomenda-se verificar os que mais usam energia, o que pode ser feito nas configurações de “Bateria”, dentro das opções de “Ajustes” – tanto nos dispositivos Android como nos iOS.

3-GPS ativado

Ter o GPS ativado no celular demanda muita bateria. Alguns aplicativos usam esse recurso e registram a localização do usuário sem que ele perceba, como o Twitter.

É possível desativar o GPS ou selecionar os aplicativos que podem ou não usá-lo. Pra isso, usuários do Android precisam acessar a área de >Segurança>Localização>autorizações.

No caso do iOS, é preciso ir a Configurações>Privacidade>Localização para selecionar ou desativar o recurso em cada aplicativo.

4-Temperatura extremas

As baterias de lítio não funcionam bem quando submetidas a temperaturas muito altas. Isso ocorre porque os íons que elas contêm desgastam o material e fazem com que os ciclos de carga durem menos.

A melhor solução para suas cargas durarem mais é evitar expor o aparelho a temperaturas muito altas – como no sol – ou muito baixas.

5-Telas grandes

O design dos novos smartphones usam telas cada vez maiores com um número maior de pixels o que, por sua vez, usa mais bateria para iluminá-los.

Reduzir o brilho da tela no menu de configurações do aparelho pode ajudar a economizar muita energia. Também dá pra apagar a tela ou checar o telefone com menos frequência.

6-Sons do aparelho

Os sons que o telefone faz, os aplicativos que estão instalados nele, ou o volume usado para ouvir música têm muito impacto sobre a bateria.

Com relação ao volume, o problema depende muitas vezes do tipo de alto-falante que existe no aparelho, mas no caso do iOS os sons de todos os Apps consomem bastante energia.

Uma solução é usar fones de ouvido e silenciar os sons, tanto do telefone quanto dos aplicativos que não considere úteis.

7-Cargas consecutivas

Os aparelhos mais antigos funcionavam melhor quando eram carregados apenas quando descarregavam completamente. Agora ocorre o contrário.

A vida útil da bateria aumenta quando são feitas recargas curtas para mantê-la, idealmente, acima de 50%, diz o especialista em tecnologia celular Simon Jary.

E mais uma dica. Uma solução disponível nos aparelhos de quase todas as marcas é o modo de “economizar bateria” ou de “baixo consumo”.

Ao ativar essa opção, entre outras coisas, ele baixa o brilho da tela, elimina o “modo vibração” do aparelho, grande parte das notificações é evitada e os serviços de localização também.

Mas se já é muito tarde para aplicar esses truques, a única solução é trocar a bateria que não tem mais conserto.

Com informações da BBC