Micróbios do próprio corpo reduzem risco de câncer de pele

Imagem de capa para Micróbios do próprio corpo reduzem risco de câncer de pele
Staphylococcus epidermidis Foto: UC San Diego Health

Micróbios que vivem no nosso corpo ajudam a nos proteger contra o câncer de pele.

É a linhagem do Staphylococcus epidermidis, bactéria comum na pele humana que produz uma substância capaz de ajudar a prevenir a doença.

Apesar de a S. epidermidis ser comum, cientistas norte-americanos acreditam que apenas 20% da população saudável carregam a linhagem da bactéria que produz a poderosa substância.

“A presença dessa espécie pode promover proteção natural, ou pode ser usada terapeuticamente para inibir o crescimento de várias formas de câncer,” afirma Richard Gallo, um dos autores da pesquisa publicada na Science Advances.

O estudo

Em pesquisas anteriores já era notado que a bactéria aparecia principalmente em peles saudáveis e tinha a capacidade de matar micróbios nocivos, como os que causam a amigdalite.

A equipe de cientistas norte-americanos explorou a fundo as funções da 6-N-hydroxyaminopurine (6-HAP), substância produzida pela bactéria e responsável por esses efeitos.

Os pesquisadores testaram como a substância agia sobre tumores em dois grupos de ratos: um que tinha recebido uma dose de 6-HAP e outra que não.

Os tumores do grupo com 6-HAP apresentaram tumores 60% menores. Isso acontece porque a substância previne o crescimento e a multiplicação de uma série de tipos de tumores.

Além disso, os cientistas observaram que houve uma grande redução de tumores de pele