Supermercado abre 1º corredor livre de plástico da Europa

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Supermercado abre 1º corredor livre de plástico da Europa
Foto: Ekoplaza||

A Holanda tem o primeiro supermercado da Europa com espaço livre de plástico.

Uma loja em Amsterdã, da rede Ekoplaza, inaugurou um corredor com cerca de 700 produtos que não utilizam o material poluente. O plano é aplicar o conceito nas 74 lojas da rede até o final deste ano.

Entre os produtos expostos neste corredor, estarão carne, arroz, chocolate, cereais, iogurte, snacks e vegetais, todos com embalagens biodegradáveis.

Erik Does, CEO da Ekoplaza, disse ao The Guardian que a iniciativa é um “marco para construirmos um futuro melhor dentro da alimentação e bebidas”.

“Nós sabemos que os consumidores estão cansados de produtos embalados sob várias camadas de plástico. Corredores com produtos livres deles são uma forma inovadora para testarmos materiais biodegradáveis, uma alternativa muito mais ecológica de embalagem”, disse.

As embalagens consomem 40% de todo o plástico fabricado no mundo. Metade deste volume é utilizado para empacotar bebidas e alimentos.

O lançamento

O lançamento acontece em meio à preocupação global com os danos que os resíduos plásticos provocam no meio ambiente.

Os cientistas alertam sobre a poluição plasmática tão difundida, que provoca o risco de contaminação permanente do mundo natural.

Sian Sutherland, co-fundadora da A Plastic Planet, ONG por trás das campanhas, disse que a ação é um marco na “guerra” contra a poluição causada pelo plástico, segundo o jornal britânico The Guardian.

Há uma crescente preocupação em torno do tema, após divulgação de estudos mais específicos mostrando a influência negativa que o plástico causa em oceanos, ecossistemas e cadeias alimentares.

Embalagens biodegradáveis

Os ativistas dizem que os produtos não serão mais caros do que os produtos embalados com plástico e que usarão embalagens biodegradáveis, ou outras alternativas com vidro e metal, por exemplo.

A intenção não é abandonar completamente as embalagens, segundo o The Guardian.

No começo deste ano, uma investigação do Guardian revelou que os supermercados do Reino Unido são uma fonte importante de resíduos de plástico, produzindo 1 milhão de toneladas por ano.

E nos últimos 12 meses, os ativistas tem pedido para que os supermercados ofereçam corredores livres do material.

Em janeiro, o governo do Reino Unido anunciou um plano para reduzir o uso de plástico.

A meta é banir completamente a utilização desnecessária deste material nos próximos 25 anos.

Entre as medidas divulgadas pela primeira ministra Theresa May também está a criação de corredores “livres de plástico” nos supermercados.

mercado_plastico2

Foto: Ekoplaza

Foto: Ekoplaza

Com informações do São Paulo São e TheGuardian