Andropausa: pedalar evita fadiga, baixa libido e depressão

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Andropausa: pedalar evita fadiga, baixa libido e depressão
Foto: Pixabay

Atenção homens! Surge mais um motivo para pedalar! Os resultados de um estudo da University of Birmingham e King’s College de Londres comprovam que andar de bicicleta traz vários benefícios à saúde masculina.

A pesquisa descobriu que andar de bicicleta fez os níveis de testosterona permanecem altos em ciclistas do sexo masculino, o que pode evitar os sintomas da andropausa (a menopausa masculina), como a fadiga, baixa libido e depressão.

E mais: praticar ciclismo regularmente também ajuda a preservar a força e a massa muscular, mantendo níveis estáveis de gordura e colesterol.

O estudo foi divulgado este mês pela ScienceDaily.

Como

Os efeitos antienvelhecimento do ciclismo parecem se estender ao sistema imunológico, fazendo com que aqueles que pedalam regularmente sejam menos vulneráveis a infecções sazonais, como a gripe, pneumonia e rinovírus.

A explicação da ciência é que…um órgão chamado timo, que cria células imunológicas conhecidas como células-T, normalmente começa a encolher depois dos 20 anos de idade.

Mas foi descoberto que o timo de ciclistas mais velhos gera tantas células-T quando o de indivíduos mais jovens.

A pesquisa

A pesquisa analisou 125 ciclistas com idades entre 55 e 79 anos e os comparou com adultos saudáveis de uma ampla faixa etária, que não se exercitam regularmente.

Os ciclistas do sexo masculino que participaram do estudo conseguiram pedalar 100km em menos de 6.5 horas, enquanto as mulheres faziam 60km em 5.5 horas.

O grupo de pessoas que não se exercitavam consistia em 75 pessoas saudáveis com idades entre 57 e 80 anos e 55 jovens com idades entre 20 e 36 anos.

Comentando sobre as conclusões, a professora Janet Lord, diretora do Institute of Inflammation and Ageing de Birmingham disse:

“No ano de 400 a.C., Hipócrates disse que o exercício é o melhor remédio do homem, mas sua mensagem se perdeu ao longo do tempo, de modo que somos uma sociedade cada vez mais sedentária.

“No entanto, nossas descobertas desbancam a suposição de que o envelhecimento nos torna automaticamente mais frágeis”.

Exercícios regulares

“Temos fortes evidências em nossa pesquisa para encorajar as pessoas a se exercitarem regularmente, entendendo isso como a solução para a seguinte questão: Hoje, estamos vivendo mais, mas não somos mais saudáveis”.

Antes de você sair correndo para comprar sua bicicleta, os pesquisadores afirmaram que os benefícios descobertos no estudo podem ser obtidos com todos os tipos de exercícios.

O professor Stephen Harridge, diretor do centro Human & Aerospace Physiological Sciences do King’s College disse:

“As conclusões enfatizam o fato de que os ciclistas não fazem exercícios porque são saudáveis, mas eles são saudáveis porque se exercitaram durante boa parte de suas vidas.

“Seus corpos se desenvolveram e envelheceram de forma otimizada, sem os problemas geralmente causados pela inatividade. Remover as atividades físicas da sua vida pode rapidamente deteriorá-la”.

Com informações do TheTimes e ScienceDaily