Cola elástica estanca ferimentos em 60 segundos: emergência

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Cola elástica estanca ferimentos em 60 segundos: emergência
Foto: Facebook/ATTN

Uma cola elástica que estanca ferimentos em apenas 60 segundos pode ajudar nos tratamentos de emergência. Ela cicatriza rapidamente sem a necessidade de grampos ou suturas regulares e pode revolucionar a forma como as cirurgias são realizadas.

O novo selante de hidrogel biocompatível e altamente elástico pode selar feridas em tecidos macios que mudam de forma e áreas de difícil acesso. Ele pode ser aplicado em feridas internas e externas para estimular a cicatrização.

O gel biodegradável injetável, chamado MeTro, foi criado por engenheiros biomédicos da Universidade de Sydney, Austrália, e do Instituto Wyss, em Boston.

A alta elasticidade do MeTro torna a substância ideal para a selagem de feridas em tecidos do corpo que se expandem e relaxam continuamente – como pulmões, corações e artérias – e que correm risco de reabertura.

O MeTro se instala em apenas 60 segundos após ser tratado com luz UV e a tecnologia possui uma enzima que pode ser modificada a tempo de a ferida cicatrizar.

Suturas em artérias

O material líquido ou gelatinoso selou com rapidez e sucesso incisões nas artérias e pulmões de roedores e pulmões de porcos, sem a necessidade de suturas e grampos que possam destruir ainda mais os tecidos já danificados.

“Assim que entra em contato com as superfícies dos tecidos, ela se solidifica em uma fase de gel sem desgrudar.” – disse Nasim Annabi, professora da Northeastern University.

“Nós estabilizamos ainda mais, com um tratamento com luz. Isso permite que o selante seja colocado com precisão e se prenda com estruturas na superfície do tecido “, acrescentou ela.

Anthony Weiss, professor da Universidade de Sidney, descreveu o processo como semelhante ao dos selantes de silicone usados em torno dos azulejos do banheiro e da cozinha.

“Quando você observa o MeTro, você pode vê-lo como um líquido, preenchendo as lacunas e se ajustando ao formato da ferida.”

Em humanos

O gel responde bem biologicamente e interage intimamente com o tecido humano para promover a cicatrização.

Ele pode ser armazenado e aplicado diretamente em uma ferida ou cavidade.

“As aplicações são poderosas – tratando ferimentos internos graves em locais de emergência, como após acidentes de carro e em zonas de guerra, bem como melhorando cirurgias hospitalares.” – acrescentou o professor Weiss

Veja com funciona:

Com informações da Brightvibes